3
respostas

Erro ao agrupar notas com filmeId

Boa noite!

Ao executar o código notas.groupby("filmeId") estou tentado um código de erro associado a filmeId, não estou conseguindo identificar o meu erro.

KeyError Traceback (most recent call last) in () ----> 1 notas.groupby("filmeId")

2 frames /usr/local/lib/python3.7/dist-packages/pandas/core/groupby/grouper.py in get_grouper(obj, key, axis, level, sort, observed, mutated, validate, dropna) 784 in_axis, name, level, gpr = False, None, gpr, None 785 else: --> 786 raise KeyError(gpr) 787 elif isinstance(gpr, Grouper) and gpr.key is not None: 788 # Add key to exclusions

KeyError: 'filmeId'

Já fechei o colab e iniciei novamente e o erro persiste. Agradeço se puderem me ajudar.

3 respostas

Olá Verônica! Tudo tranquilo?

Esse erro está acontecendo porque o método não está conseguindo encontrar a coluna filmeId no seu dataframe. Para tentarmos resolver isso, temos algumas opções:

1 - Confira se, no início do seu código, ao fazer a substituição dos nomes das colunas, você escreveu exatamente filmeId com o d minúsculo, conforme está no seu método groupby:

notas.columns = ["usuarioId", "filmeId", "nota", "momento"]

2 - Caso você já tenha feito isso, outra opção é reiniciar seu ambiente de execução e executar todo seu código novamente. Todas as vezes que você fechar ou ficar um bom tempo sem acessar seu notebook, é importante que, você execute todos os códigos que já existem nele. Você pode fazer isso acessando Ambiente de execução > Reiniciar e executar tudo:

Reiniciando o ambiente de execução do google colab seguindo o caminho ensinado anteriormente

Espero que isso te ajude! Qualquer dúvida estou a disposição :)

Bons estudos!

Boas Verônica! Tudo bem? Espero que sim!!

Se a resposta acima, não resolver o seu problema, vale ver outras dúvidas semelhantes no fórum:

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Olá, Milene e Pedro.

Agradeço a atenção de vocês em me ajudar. Verifiquei como tinha chamado a coluna filmeId, estava correto, mas então me dei conta que tinha compreendido conceitualmente errado o que a função groupby estava realizando, pensei que ela estava agrupando a coluna nota da tabela ratings com a coluna filmeId da tabela movies, o que foi um engano meu. Na verdade o agrupamento era das variáveis da tabela ratings e nessa tabela a coluna filme estava nomeada diferente. Deixo meu erro aqui a fim de contribuir para quem comenter engano semelhante e ser corrigida se novamente tiver me equivocado.

Grata pela ajuda.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software