Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Erro ao adicionar dependência do mysql connector

Boa tarde pessoal, estou tendo um erro ao tentar adicionar a dependencia do mysql-connector no meu projeto. Fiz como o professor orientou e peguei as dependencias do Spring Initializer, mas estou tendo o seguinte erro:

[ERROR] The project med.voll:api:0.0.1-SNAPSHOT (C:\ALURA\Java\API_Rest_Spring_Boot\api\api\pom.xml) has 1 error [ERROR] 'dependencies.dependency.version' for com.mysql:mysql-connector-j:jar is missing. @ line 59, column 15

Sabem o que pode ser?

5 respostas
solução!

Boa tarde, Samuel!

O Maven não está encontrando a versão da sua dependência. Quando não informamos a versão, o Maven costuma baixar a mais recente, entretanto, pode acontecer algum erro e não conseguir encontrá-la. Sugiro que você adicione, segue exemplo:

<dependency>
    <groupId>mysql</groupId>
    <artifactId>mysql-connector-java</artifactId>
    <version>8.0.33</version>
</dependency>

A versão apresentada é a mais recente atualmente, você pode encontrar outras versões ou acompanhar novas na documentação do maven.

Entendi. Algo que acredito que possa estar interferindo, é que já utilizo a versão 11 do Java para utilizar o Spring Boot na versão 2.5.5 e acabei não atualizando para o curso. Acha que isso pode interferir na versão do mysql?

Pode ser, talvez a nova versão do conector não seja compatível com o Spring Boot 3.

Olá, pessoal o/

No caso do Spring 2.5 ele exige a versão da dependência, já no 3.1 você consegue passar a dependência sem especificar a versão, existe uma mudança de bibliotecas de uma versão para a outra. O ideal é sempre seguir o projeto do curso com as mesmas versões do instrutor para evitar essas inconsistências, você pode mudar a versão do Spring pelo seu POM.xml, a versão 3.1 é compatível com Java 11.

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Entendido pessoal, consegui resolver aqui. Muito obrigado pela ajuda.