9
respostas

Erro ao acessar o sistema de notícias

Boa noite, tudo bem? Após criar meu Resource StatefulSet sistema-noticias-statefulset estou recebendo a seguinte mensagem de erro: Warning: session_start(): open(/tmp/sess_m60g6j165qpc8phhksa2fgj805, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /var/www/html/index.php on line 3 Você poderia por favor me ajudar? Desde já agradeço!

9 respostas

Oi Eduardo, bom dia. Tranquilo?

Em que momento aparece esse erro?

Tranquilo e com você? Ao acessar a tela inicial (login) do sistema de notícias. Estou utilizando o cluster do GCP. Muito obrigado pela atenção Daniel!

De boa :)

Me confirma o seguinte. Antes de utilizar o Stateful Set, estava funcionando tudo sem problemas?

Bom dia Daniel! Estava sim. Valeu!

Por algum motivo o GCP não está deixando você escrever em /tmp. Como antes de utilizar um volume com o Stateful Set estava funcionando, imagino que seja um problema de permissão.

Tente executar o comando chmod -R 777 /tmp no node que estiver executando e recrie o Stateful Set para testar.

Boa tarde Daniel, tudo bem? Resolvi o problema aplicando o comando chmod -R 777 nos diretórios /tmp e /var/www/html/uploads dentro do Container. Mas se eu matar o Pod e criá-lo novamente o problema irá surgir novamente certo? Você tem alguma ideia do porque está ocorrendo esse erro de permissão de escrita dentro do Container? Muito obrigado pela ajuda! Valeu!

Opa Eduardo. Boa tarde, de boa. E contigo?

Imagino que o problema seja o seguinte:

Antes, enquanto você utilizava apenas o Deployment, por não utilizar volumes, você não escrevia nada no seu host. Então, não havia problemas de escrita.

Utilizando Stateful Sets, você passa a escrever no seu host para que quando haja uma mudança ou reinício de Pods que façam parte do seu Stateful Set, os dados sejam reescritos no novo Pod.

Caso reinicie o Pod, o problema surgirá novamente. A solução provavelmente envolve políticas de escrita/leitura por parte do Google Cloud Platform. Uma possibilidade seria tentar executar o comando chmod -R 777 no diretório /tmp do seu host também.

Tranquilo Daniel, vou fazer isso também. Muito obrigado pela ajuda e bom final de semana! Outra coisa, tem previsão de mais cursos sobre Containers? Sobre Istio talvez. Achei esse excelente, parabéns! Valeu!

Opa Eduardo, show!

Por enquanto não temos uma previsão sobre Istio, mas estamos trabalhando em novos tópicos para a parte de containers, clusterização, monitoramento e afins.