Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Erro ao acessar localhost

Quando tento acessar o endereço "http://localhost:8080/" é solicitado usuário e senha. Como resolver isto?

5 respostas

Oi Lucas, isso indica que aparentemente você tem um proxy configurado a frente do servidor do Selenium. Talvez até configurações no navegador façam isso acontecer.

Caso tenha o usuário e senha, pode configurar eles para serem usados diretamente pelo Selenium. Tenho link da documentação que fala sobre isso: https://www.seleniumhq.org/docs/05_selenium_rc.jsp#server-options

Olá, Wanderson!

O problema é que eu não tenho Proxy, logo não tenho usuário e senha. Meu eclipse está em um computador pessoal e conectado em uma rede onde não possui configuração de Proxy.

Certo, me mostra o que você fez até agora com o Selenium (código) e me informa seu sistema operacional e versão, navegador que tá usando e versão.

solução!

Wanderson, eu consegui realizar a configuração correta após algumas pesquisas.

  • O primeiro problema encontrado era em relação a porta, que estava ocupada por outra aplicação. Resolvi desativando a aplicação que estava utilizando a porta 8080.

  • O segundo problema era em relação ao Apache ANT, eu havia baixado a versão 1.10.5 do Apache ANT, a qual estava ocorrendo apresentando erro para subir a aplicação do curso, no trace apresentava a mensagem "JAVA_HOME não está apontando para o JDK" mesmo que a configuração do JAVA_HOME estando correta. Resolvi utilizando a versão 1.10.2.

  • Terceiro problema era que eu não conseguia executar o teste automatizado, pois o selenium não encontrava o chome nem o firefox. Resolvi baixando os dois Chrome Driver(https://sites.google.com/a/chromium.org/chromedriver/) e Firefox geckodriver(https://github.com/mozilla/geckodriver/), criando um folder no projeto e copiando os dois executáveis para o folder criado no projeto.

CONFIGURAÇÕES - Sistema: Windows 10 64bits; - Navegador: Chrome Driver; - Java Utilizado (JDK): 1.8.152; - Apache ANT: 1.10.2

Como o curso é voltado para iniciantes, acho que deveriam atualizá-lo e incluir no início um tutorial de como configurar o ambiente para rodar a aplicação, explicando estas questões de porta e versões do Apache.

Entendi Lucas, a gente geralmente faz isso quando o problema é recorrente. Como seu caso foi um dos únicos ao meu ver, podemos esperar um pouco mais.

Obrigado pelo retorno. Sua resposta ficou ótima e pode ajudar outros alunos com certeza caso esse problema se repita.

Não se preocupe, caso o problema atinja mais pessoas a gente atualiza o curso conforme necessário, pelo menos com um texto explicativo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software