Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Erro ao acessar Banco. O que é esse arquivo .env? (Aula 2)

Ao finalizar o exercício, o sistema apresentou o mesmo erro de acesso ao banco conforme vários colegas já reportaram... e eu só consegui resolver quando editei o arquivo .env. Após a mudança, o conteúdo deste arquivo ficou assim:

APP_ENV=local
APP_DEBUG=true
APP_KEY=EffDHFZpLt2O4puP8msqZjVSbLvVa0jz

DB_HOST=localhost
DB_DATABASE=estoque_laravel
DB_USERNAME=root
DB_PASSWORD=''

CACHE_DRIVER=file
SESSION_DRIVER=file

Inclusive eu editei novamente os dados do arquivo database.php com informações incorretas, e o sistema continuou funcionando normalmente. Ou seja, o que realmente está fazendo a conexão com o BD, é o .env e não o database.php.

Estou confuso! Pq esse arquivo não foi mencionado no curso? Qual a diferença entre os dois? Quando usar um e quando usar o outro?

4 respostas
solução!

O arquivo .env é um arquivo que contém diversas configurações do seu projeto, incluindo os dados de acesso ao banco.

No arquivo database.php, faz-se uso dessas informações, e as que estão no próprio arquivo (database.php) são apenas para caso haja falha ao ler o arquivo .env.

Deve-se utilizar o arquivo .env para todas as configurações do seu projeto.

Entendi Carlos. Então houve uma falha grave nesta aula do curso, correto? Pois, algo assim tão importante não deveria ter passado em branco!

Marcelo, no vídeo da aula, do minuto 8:00 em diante, o instrutor fala sobre esse arquivo e apaga essas configurações do .env.

É verdade, acabei de conferir o vídeo e me lembrei de ter visto.

O meu erro foi ter efetuado o código só no momento dos exercícios, e lá isso não é mencionado. A inclusão dessa informação nos exercícios seria um boa.

Obrigado pela ajuda Wellington. (y)