Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
14
respostas

Erro ao abrir o Map em CameraUpdateFactory.

Ao abrir o mapa está dando o seguinte error;

Caused by: java.lang.NullPointerException: CameraUpdateFactory is not initialized

Tentei inicializar assim no onResume method:

MapsInitializer.initialize(getActivity());

Mas o erro continua... Como posso solucionar isto?

14 respostas

estou com o mesmo problema gostaria de uma resposta pf

Oi Alexxleite! Você pode colocar o MapsInitializer.initialize(getActivity) dentro do método onCreateView?

Estou com o mesmo problema e alguém conseguiu?

Guilherme e Jonas, onde vocês estão invocando o MapsInitializer.initialize? Podem enviar o código de vocês completo? Se prefirirem, criem uma nova discussão aqui no alura com os códigos de vocês.

Francisco, já tentei invocar o método tanto na classe MapaFragment() dentro do onDestroy(), quanto na classe MostraAlunosProximosActivity() dentro do onCreateView(). Em ambos deu erro, e o app para de funcionar.

Devo invocá-lo em outro lugar?

Francisco Sokol Resolvi o problema na alterando uma entrada no androidManifest porem estou sem o codigo agora assim que estive no pc onde estava desenvolvendo tentarei postar a solução

Legal Jonas, compartilhe aqui com a gente quando der, então!

Guilherme, minha esperança é que funcionasse no onCreateView... Vamos esperar a solução do Jonas, então.

Francisco Sokol e todos do grupo resolvi o problema add o seguinte meta-data em meu androidManifest. Peguei essa informação na documentacao android google services na parte de mapas, la informa que e preciso especificar a versão do google playservices. Basta add essa linha junto com todo o codigo ja feito no androidManifest:

segue abaixo todo o meu androidManifest para que vc possa ver onde inserir o codigo. Para mim resolveu o problema espero que para você também resolva poste o resultado apois o teste por favor.

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>

opa vee qeu o codigo nao foi postado vou postar novamente

<meta-data android:name="com.google.android.gms.version" android:value="@integer/google_play_services_version" />

segue todo meu androidManifeste

```<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>

```

bom nao sei pq nao esta exibindo todo o meu androide manifete quando tento posta mas basta colocar o segundo meta-data logo apois o fechar o primeiro meta-data boa sorte

Oi Jonas, pode compartilhar o seu AndroidManifest em outro lugar, então? Por exemplo no https://gist.github.com/ e linkar aqui.

Valeu!

Utilize assim:

CameraUpdate update = CameraUpdateFactory.newLatLngZoom(local, 17);

Herde SupportMapFragment na classe que infle o layout do mapa.

Garanta que sua wifi esteja funcionando, pois se não estiver, o LatLng requisitado ao servidor da google gera erro, passara a ter valor null, só que ainda não terá um exception, poderá observar o erro no logcat, ao criar o CameraUpdate e utilizar o LatLng terá um NullPointerExcption.

abraço.

solução!

Alexxleite, estou fechando essa discussão. Se tiver alguma novidade, mande pra gente, ok?