Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
14
respostas

Erro ao abrir o Map em CameraUpdateFactory.

Ao abrir o mapa está dando o seguinte error;

Caused by: java.lang.NullPointerException: CameraUpdateFactory is not initialized

Tentei inicializar assim no onResume method:

MapsInitializer.initialize(getActivity());

Mas o erro continua... Como posso solucionar isto?

14 respostas

estou com o mesmo problema gostaria de uma resposta pf

Oi Alexxleite! Você pode colocar o MapsInitializer.initialize(getActivity) dentro do método onCreateView?

Estou com o mesmo problema e alguém conseguiu?

Guilherme e Jonas, onde vocês estão invocando o MapsInitializer.initialize? Podem enviar o código de vocês completo? Se prefirirem, criem uma nova discussão aqui no alura com os códigos de vocês.

Francisco, já tentei invocar o método tanto na classe MapaFragment() dentro do onDestroy(), quanto na classe MostraAlunosProximosActivity() dentro do onCreateView(). Em ambos deu erro, e o app para de funcionar.

Devo invocá-lo em outro lugar?

Francisco Sokol Resolvi o problema na alterando uma entrada no androidManifest porem estou sem o codigo agora assim que estive no pc onde estava desenvolvendo tentarei postar a solução

Legal Jonas, compartilhe aqui com a gente quando der, então!

Guilherme, minha esperança é que funcionasse no onCreateView... Vamos esperar a solução do Jonas, então.

Francisco Sokol e todos do grupo resolvi o problema add o seguinte meta-data em meu androidManifest. Peguei essa informação na documentacao android google services na parte de mapas, la informa que e preciso especificar a versão do google playservices. Basta add essa linha junto com todo o codigo ja feito no androidManifest:

segue abaixo todo o meu androidManifest para que vc possa ver onde inserir o codigo. Para mim resolveu o problema espero que para você também resolva poste o resultado apois o teste por favor.

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>

opa vee qeu o codigo nao foi postado vou postar novamente

<meta-data android:name="com.google.android.gms.version" android:value="@integer/google_play_services_version" />

segue todo meu androidManifeste

```<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>

```

bom nao sei pq nao esta exibindo todo o meu androide manifete quando tento posta mas basta colocar o segundo meta-data logo apois o fechar o primeiro meta-data boa sorte

Oi Jonas, pode compartilhar o seu AndroidManifest em outro lugar, então? Por exemplo no https://gist.github.com/ e linkar aqui.

Valeu!

Utilize assim:

CameraUpdate update = CameraUpdateFactory.newLatLngZoom(local, 17);

Herde SupportMapFragment na classe que infle o layout do mapa.

Garanta que sua wifi esteja funcionando, pois se não estiver, o LatLng requisitado ao servidor da google gera erro, passara a ter valor null, só que ainda não terá um exception, poderá observar o erro no logcat, ao criar o CameraUpdate e utilizar o LatLng terá um NullPointerExcption.

abraço.

solução!

Alexxleite, estou fechando essa discussão. Se tiver alguma novidade, mande pra gente, ok?