1
resposta

erro "AndroidManifest.xml doesn't exist or has incorrect root tag"

Boa tarde pessoal,

Estou enfrentando o seguinte erro:

AndroidManifest.xml doesn't exist or has incorrect root tag

Porém eu coloquei o android:exported="true" no meu código.

Alguém pode me ajudar? Muito obrigada

Meu código:

AndroidManifest.xml

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
< xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
    package="com.example.projeto1">

<application
        android:allowBackup="true"
        android:icon="@mipmap/ic_launcher"
        android:label="@string/app_name"
        android:roundIcon="@mipmap/ic_launcher_round"
        android:supportsRtl="true"
        android:theme="@style/Theme.Projeto1">

<activity android:name=".MainActivity"
        android:exported="true">
        <intent-filter>
            <action android:name="android.intent.action.MAIN"/>
            <category android:name="android.intent.category.LAUNCHER"/>
        </intent-filter>
    </activity>

</application>

</manifest>

MainActivity.java

package com.example.projeto1;

import android.app.Activity;
import android.os.Bundle;

import androidx.annotation.Nullable;

public class MainActivity extends Activity {

@Override
    protected void onCreate(@Nullable Bundle savedInstanceState) {
        super.onCreate(savedInstanceState);
    }
}

Muito obrigada

1 resposta

Olá Maira, como vai?

Não consegui reproduzir o erro igual ao seu, mas verifiquei algumas soluções que podem ajudar a resolver esse problema e possivelmente vão funcionar pra você.

1 - Sincronizar projeto com os arquivos Gradle

Uma das opções que pode funcionar nesse caso seria fazer a sincronização do seu projeto com os arquivos Gradle. Para isso vamos vai em File no menu superior, depois em Sync Project with Gradle Files, conforme imagem abaixo:

Indicação da tela de trabalho do Android Studio indo na opção File no menu superior e depois na opção Sync Project with Gradle Files

Depois de finalizar o processo você poder rodar seu projeto novamente e verificar se foi solucionado o erro.

2 - Fazer o rebuild do projeto

Se a ação anterior não funcionar e permanecer o mesmo erro, podemos tentar fazer o rebuild do projeto, isso solucionará caso tenha sido alguma falha durante o build. Para isso vamos em Build no menu superior, depois em Rebuild Project, conforme imagem abaixo:

Indicação da tela de trabalho do Android Studio indo na opção Build no menu superior e depois na opção Rebuild Project

Depois disso é só esperar o processo terminar e rodar novamente o projeto para verificar se corrigiu o erro.

3 - Apagar a pasta cache

Se mesmo depois desses dois passos ainda não tiver resolvido, pode ser que tenha alguma informação no cache do projeto que está dando esse erro. Para resolver isso vamos fechar o Android Studio, ir na pasta de usuário do seu computador, depois na pasta android e apagar a pasta cache, conforme imagem abaixo:

Indicação do explorador de arquivo do windows acessando a pasta de usuário, depois a pasta android e localizando a pasta cache para apagar

Depois de apagar essa pasta você pode abrir o Android Studio novamente e rodar seu projeto como de costume. Fazendo isso provavelmente vai corrigir os erros do seu projeto e vai voltar a funcionar.

Testa aí essas correções e depois me conta se deu certo.

Espero ter ajudado e se tiver alguma dúvida é só retornar aqui no fórum. Bons estudos =D