estou com o seguinte erro ao executar o migration :
Access denied for user 'root'@'localhost' (using password: YES)
E tbm qnd eu vou instalar o mysql sempre aparece um "Falied" alguem pode me ajaudar?
estou com o seguinte erro ao executar o migration :
Access denied for user 'root'@'localhost' (using password: YES)
E tbm qnd eu vou instalar o mysql sempre aparece um "Falied" alguem pode me ajaudar?
Poxa, entendi que tá tendo uns perrengues com o acesso negado pro usuário 'root'@'localhost' no migration, e ainda tá dando pau na instalação do MySQL, soltando aquele "Failed". Bora organizar esses pepinos e tentar resolver um por um.
O erro "Access denied for user 'root'@'localhost' (using password: YES)" normalmente é um rolo de autenticação com o banco. Dá uma olhada nessas dicas:
Credenciais:
Confirma se as credenciais (usuário e senha) no arquivo de config ou na linha de comando estão certinhas. Por exemplo, no Entity Framework Core, no appsettings.json
, pode ter algo assim:
"ConnectionStrings": {
"DefaultConnection": "Server=localhost;Database=SeuBancoDeDados;User=root;Password=SuaSenha;"
}
Permissões do Usuário: Vê se o 'root' tem as permissões corretas no MySQL:
GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO 'root'@'localhost' IDENTIFIED BY 'SuaSenha' WITH GRANT OPTION;
FLUSH PRIVILEGES;
Troca 'SuaSenha' pela senha real.
Firewall e Portas: Confirma se o MySQL tá rodando e se as portas (tipo 3306) tão liberadas no firewall.
Teste Manual: Testa a conexão manual no MySQL com as credenciais pra ver se tá tudo ok:
mysql -u root -p
Ele pede a senha. Se conectar, as credenciais tão certas.
O "Failed" na instalação pode ser várias coisas. Vamos ver:
Logs de Instalação:
Olha nos logs de instalação pra pegar mais detalhes. Normalmente ficam em algum lugar tipo C:\ProgramData\MySQL\MySQL Installer\Logs\
.
Versão Certa: Confirma se tá usando a versão certa do MySQL pro teu app e sistema operacional. Às vezes, versões novas dão treta.
Antivírus e Firewall: Desativa o antivírus e o firewall na instalação pra garantir que não tá atrapalhando.
Espaço no Disco: Vê se tem espaço suficiente no disco pra instalar. Às vezes falta espaço e dá ruim.
Admin pra Instalar: Executa o instalador como admin pra evitar problemas de permissão.
Espero que essas dicas ajudem a desbugar tudo. Vai com calma nos passos, olhando cada detalhe. Se continuar na sofrência, manda mais info que a gente tenta ajudar.
Fica na paz e bons estudos!