3
respostas

Erro abrir arquivo de Excel (xlsx) no Jupyter - O código era igual ao da aula

Tentei replicar o conteúdo da aula "7 (Extra) Importando outras fontes" da seção "Importando dados"!

Porém quando eu rodo o código "df_xlsx = pd.read_excel('dados/aluguel.xlsx') df_xlsx"

Aparece o seguinte erro:

"ModuleNotFoundError Traceback (most recent call last) ~\anaconda3\envs\alura_pandas\lib\site-packages\pandas\io\excel.py in init(self, io, **kwds) 260 try: --> 261 import xlrd 262 except ImportError:

ModuleNotFoundError: No module named 'xlrd'

During handling of the above exception, another exception occurred:

ImportError Traceback (most recent call last) in ----> 1 df_xlsx = pd.read_excel('dados/aluguel.xlsx') 2 df_xlsx

~\anaconda3\envs\alura_pandas\lib\site-packages\pandas\util_decorators.py in wrapper(args, **kwargs) 116 else: 117 kwargs[new_arg_name] = new_arg_value --> 118 return func(args, **kwargs) 119 return wrapper 120 return deprecatekwarg

~\anaconda3\envs\alura_pandas\lib\site-packages\pandas\io\excel.py in read_excel(io, sheet_name, header, skiprows, skip_footer, index_col, names, usecols, parse_dates, date_parser, na_values, thousands, convert_float, converters, dtype, true_values, false_values, engine, squeeze, **kwds) 228 229 if not isinstance(io, ExcelFile): --> 230 io = ExcelFile(io, engine=engine) 231 232 return io.parseexcel(

~\anaconda3\envs\alura_pandas\lib\site-packages\pandas\io\excel.py in init(self, io, **kwds) 261 import xlrd 262 except ImportError: --> 263 raise ImportError(err_msg) 264 else: 265 ver = tuple(map(int, xlrd.VERSION.split(".")[:2]))

ImportError: Install xlrd >= 0.9.0 for Excel support "

Poderiam me ajudar a consertar isso, por favor?

3 respostas

Oi Natalia,

Se vc olhar o erro, tem algumas informações que te ajudam a resolver.

ModuleNotFoundError: No module named 'xlrd'

ImportError: Install xlrd >= 0.9.0 for Excel support "

O seu ambiente está sem essa biblioteca instalada.

Como parece que vc está usando ambiente conda, então vc pode usar esse comando abaixo no seu terminal com o seu ambiente conda ativado.

conda install -c anaconda xlrd

Toda vez que vc tiver esse tipo de erro, é só falta de biblioteca, vc pode procurar direto nesse site: https://anaconda.org/anaconda/repo

ou só fazer uma busca rápida no google como: conda install nome da biblioteca

Olá, agradeço muitíssimo a explicação, é uma ótima dica! Eu tenho mais uma dúvida, por gentileza, ativei o meu ambiente conda no terminal e encontrei o seguinte erro:

"(alura_pandas) C:\Users\fatim>conda install -c anaconda xlrd Collecting package metadata (current_repodata.json): failed

CondaSSLError: Encountered an SSL error. Most likely a certificate verification issue.

Exception: HTTPSConnectionPool(host='repo.anaconda.com', port=443): Max retries exceeded with url: /pkgs/main/win-64/current_repodata.json (Caused by SSLError("Can't connect to HTTPS URL because the SSL module is not available."))"

Como eu corrijo para poder então instalar a biblioteca?

Oi Natalia,

por acaso vc está usando o terminal e depois ativando o anaconda ou vc está usando o terminal anaconda?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Eu recomendo que vc sempre use o terminal fornecido pela instalação do anaconda.