Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

ERRO 404 Raiz do acesso (Resolvi o problema mas nao consegui entender completamente)

Tudo comecou como a grande maioria aqui... erro ao acessar /contas/tabelas e pq

Nao conseguia executar ate que depois de muito fucar descobri que ao criar o meu projeto com o nome "SpringMVC4" ao inves de "contas", o link dado e consequentemente o banco nao funcionaram dando o ERRO404

Entendi que o eclipse associa esse nome "SpringMVC4" ao meu diretorio fisico que no caso eh conforme .zip projeto-spring.

Procurei em todo lugar, nas configuracoes de servidor e aplicacao no Eclispe, em todos os diretorios do Tomcat aonde fica a configuracao deste parametro e nada!

Aonde eh feita a correlacao entre o parametro "SpringMVC4" em http://localhost:8080/SpringMVC4/tabelas? Como o Tomcat sabe que no meu caso eh "SpringMVC4"e nao "contas" o ROOT dessa aplicacao e que deve ser acessada via URL? Tudo bem que foi o nome que eu dei na criacao do projeto mas como "o Tomcat" sabe/ tem acesso a isso?

A minha infeliz escolha deste nome teve profundo impacto, perdi um bom tempo... Bem, eu sou novato, isso era algo "obvio", foi dito mas perdi algo, ou faltou alguma citacao de cautela à respeito dessa escolha na propria licao?

Em outras palavras queria entender se o que aconteceu foi alguma informacao que perdi nesse curso ou sobre como usar o IDE Eclipse.

Obrigado

2 respostas

Fala ai Orlando, tranquilo ?

Cara, por padrão, o eclipse e qualquer outra ide sobe o projeto no tomcat com o nome do projeto.

Existem formas de você renomear ele, por exemplo em projetos baseados no maven você consegue fazer isso a qualquer instante no pom.xml

Acho que talvez a gente possa ajudar na criação do projeto, ou até mesmo passar o projeto pronto para facilitar e não ocorrer esse tipo de erro. O que acha?

solução!

Ola

"Cara, por padrão, o eclipse e qualquer outra ide sobe o projeto no tomcat com o nome do projeto."

Esse e' o ponto "sobe o projeto" com o "nome do projeto"

Eu nao fiz o import que o instrutor fez no video, eu criei um projeto novo com CMD+N e indiquei o caminho para o diretório de projeto desconpactado que baixei do alura.

Como criei o projeto pus um outro nome que não "conta" como "conta" esta hardcoded no links, não funcionou.

Para ajudar, com pessoas como eu não tao experientes nesse contexto, seria fazer uma menção desse detalhe "como o projeto sobre vs o nome dele"

Se eu ja soubesse desse detalhes das duas uma, ou teria criado o novo projeto com o nome "conta" ou teria usado o meu nome como base na barra de endereço ao acessar o Tomcat mas depois de algum tempo, descobri. Porem Matheus esse tipo de dificuldade tem seu lado bom hj eu sei o que fazer no futuro mas resta ainda a duvida:

"Como ou onde o Eclipse avisa o Tomcat para subir o projeto com o nome do projeto e lembrando que não estamos usando o maven?"

Nao achei na arvore do Tomcat onde ele toma conhecimento do meu "nome de projeto" para subir o recurso com tal nome! Fica a sugestao

Abraco

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software