depois que executei apareceu esta mensagem, podem me ajudar ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
depois que executei apareceu esta mensagem, podem me ajudar ?
consegui kkk era o fechamento de aspas
!/bin/bash
diretorio_backup="/home/caio/devops" nome_arquivo="backup_$(date +%Y%m%d_%H%M%S).tar.gz" tar -czf "$nome_arquivo" "$diretorio_backup" echo "Backup concluído em $nome_arquivo"
Olá, Caio!
Que bom que encontrou o erro! Trabalhar com bash tem suas peculiaridades em relação a usabilidade, a interface não é lá muito user friendly. Precisamos cuidar bem da sintaxe do script para dar tudo certo.
O erro "unexpected EOF while looking for matching `"'" indica que o interpretador encontrou o final do arquivo (EOF - End Of File) antes de encontrar um fechamento de aspas que estava esperando. Isso geralmente acontece quando há uma aspas aberta e não há uma correspondente para fechá-la.
No contexto da aula, você estava criando um script de backup e definiu uma variável nome_arquivo com um valor que inclui a execução de um comando date dentro de $(...). É importante garantir que todas as aspas abertas no script sejam fechadas apropriadamente.
Aqui está um exemplo de como a linha com a variável nome_arquivo deve ficar:
nome_arquivo="backup_$(date +%Y%m%d_%H%M%S).tar.gz"
Bons estudos!
Olá Lucas,
Só passando pra avisar que a transcrição da aula, está sem as aspas fechadas na linha "nome_arquivo". Eu enfrentei o mesmo erro, e na aula está na forma completa.
Olá, Derick! Obrigado pelo feedback, vamos ajustar aqui.