Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
32
respostas

Erro

Estou usando o linux e estou com esse erro , estou usando o php 8.1 Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

32 respostas

Boa tarde Daniel, tudo tranquilo? Provavelmente a extensão para conexão no banco de dados que voce esta usando não esta habilitada no php.ini. Para halilita-la, abra o arquivo em um editor de texto, remova o ponto e virgula da frente da linha e salve o mesmo.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

No Linux não basta descomentar. Você precisa instalar a extensão.

Se você instalou o php com apt install php, então para instalar o driver de sqlite basta executar apt install php-sqlite3.

Rodei os comandos porem ainda estou com erro

Quando rodo o comando php -v já tem uma mensagem de erro Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Não era pra executar exatamente o comando acima, Daniel. Como, exatamente, você instalou o PHP na sua máquina?

Foi instalado com o comando sudo apt-get install 8.1

Não era pra executar exatamente o comando acima, Daniel. Como, exatamente, você instalou o PHP na sua máquina? Eu quis dizer que rodei o comando : apt install php-sqlite3, como vc mencionou a cima.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade T ambem mudei as permissoes do arquivo php.ini para 777

Provavelmente foi um typo ali e no lugar de 8.1 era php8.1, né!?

Se sim, vai ser sudo apt install php8.1-sqlite3.

Não é pra você alterar o conteúdo (muito menos as permissões) do arquivo php.ini, Daniel. Só o comando da minha resposta anterior já deve ser o suficiente.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Houve um erro na sua internet ou o ppa que você adicionou está fora do ar. =/

Faz um apt update --fix-missing e tenta instalar de novo

Seguindo seus passos ... Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

proximo passo instalar php 8.1 novamente ? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Não, Daniel. Você não desinstalou o PHP. Não tem motivo pra instalá-lo de novo. Só a extensão mesmo.

Mas aparentemente o PPA que você usou está fora do ar mesmo.

Rodando a extensão... Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Sim, como eu disse, o PPA parece estar fora. Repara no "Not found [IP ..."

Como você adicionou esse PPA? Qual foi o endereço usado?

Não sei te responder, eu sou iniciante então tenho que perguntar para um amigo que ajudou a instalar. Como posso pesquisar esta informação ?

Vá em fontes de aplicativos no seu sistema e veja a lista.

PS.: É bastante perigoso executar comandos (principalmente como sudo) em seu sistema sem entender o que eles fazem. Tome bastante cuidado com isso, mesmo sendo amigos recomendando os comandos.

ok. Obrigado pelas dicas.

na lista era para constar ppa.launchpad.... ? se sim não tem

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Abre o aplicativo "Software Sources" ou "Fontes de Aplicativos". Lá você vai ter a lista de PPAs adicionados. Manda o print dessa tela.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Daniel, executa os passos que eu sugeri pra ver os PPAs, ou usa o cat pra ver os PPAs dos arquivos que você mandou ensse print, por favor. Você só mandou uma lista de arquivos, não os PPAs.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Nessa tela, remova os PPAs do ondrej/php e readicione-os com sudo add-apt-repository ppa:ondrej/php

Vê se isso resolve seu problema.

Seguindo os passos.... 1- Removido PPAs do ondrej/php

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 - readicione-os com sudo add-apt-repository ppa:ondrej/php

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Rodando novamente o comando sudo apt-get install php8.1-sqlite

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Bom dia Vinicius . Parcialmente deu certo !

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Desfaz a alteração que você fez no seu php.ini e vê se o erro some.

Desfeito as alterações no php.ini

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Cara, eu desconfio que haja algum problema na sua rede, te impedindo de acessar o PPA. Eu fiz o mesmo processo aqui em um container zerado do Ubuntu e funcionou:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Repara que a última extensão aí da lista é o pdo_sqlite.

Todos os comandos que executei:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Nota que não é necessário mexer em arquivo php.ini nem nada do tipo. Só instalar o pacote mesmo, ele já define um novo arquivo .ini com a extensão habilitada.

Você consegue acessar o IP que ali aparece como 404? Consegue testar essa instalação em outra rede?

Bom dia, Muito obrigado, era isso! Por essa por outras que a Alura se destaca.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Aeew! Que bom que conseguiu, Daniel. :-D

Não esquece de marcar o tópico como solucionado. :-)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software