Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
15
respostas

Erro 17002

Olá,

Estou tentando conectar ao servidor oracle, porém o erro de "Código de fornecedor 17002" está ocorrendo.

15 respostas

Ocorreu um erro ao executar a operação solicitada:

Erro de ES: Unknown host specified (CONNECTION_ID=PlmLPAS3STmsRNN/WvarWQ==)

Código de fornecedor 17002

Olá Rafael, tudo bem?

Você poderia disponibilizar mais detalhes do seu ambiente, você esta utilizando a mesma versão do Oracle que o instrutor ? É a primeira vez que você acessa está conexão? Ocorreu algum erro durante a instalação? Você poderia verificar se na configuração da conexão contem o seguinte preenchimento:

1) Nome do Host: localhost

2) Porta: 1521 - é a porta default

3) SID: xe - nome default do banco de dados criado pelo Oracle XE.

Você pode verificar se nos arquivos de configuração está tudo Ok, os arquivos são o listener.ora e o tnsnames.ora, o caminho dos arquivos na minha máquina é esse aqui: C:\app\danie\product\18.0.0\dbhomeXE\network\admin, na sua máquina deve ser o mesmo, só deve mudar o nome de usuário. Você pode disponibilizar o conteúdo deste arquivos aqui no fórum pra gente?

Verifica também se o serviço OracleServiceXe e o serviço OracleXETNSListener está no ar.

Qualquer dúvida é só falar, aguardo o seu retorno!

Você esta utilizando a mesma versão do Oracle que o instrutor ? R: Sim. "Oracle Database 18c Expression Edition" É a primeira vez que você acessa está conexão? R: Sim. Ocorreu algum erro durante a instalação? R: Nenhum erro. Você poderia verificar se na configuração da conexão contem o seguinte preenchimento: 1) Nome do Host: localhost

2) Porta: 1521 - é a porta default

3) SID: xe - nome default do banco de dados criado pelo Oracle XE. R: Sim, está tudo igual as informações acima.

Arquivo listener.ora:

listener.ora Network Configuration File: C:\app\leala\product\18.0.0\dbhomeXE\NETWORK\ADMIN\listener.ora

Generated by Oracle configuration tools.

DEFAULT_SERVICE_LISTENER = XE

SID_LIST_LISTENER = (SID_LIST = (SID_DESC = (SID_NAME = CLRExtProc) (ORACLE_HOME = C:\app\leala\product\18.0.0\dbhomeXE) (PROGRAM = extproc) (ENVS = "EXTPROC_DLLS=ONLY:C:\app\leala\product\18.0.0\dbhomeXE\bin\oraclr18.dll") ) )

LISTENER = (DESCRIPTION_LIST = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = LAPTOP-9D2B28RI)(PORT = 1521)) (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1521)) ) )

Arquivo tnsnames.ora:

tnsnames.ora Network Configuration File: C:\app\leala\product\18.0.0\dbhomeXE\NETWORK\ADMIN\tnsnames.ora

Generated by Oracle configuration tools.

XE = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = LAPTOP-9D2B28RI)(PORT = 1521)) (CONNECT_DATA = (SERVER = DEDICATED) (SERVICE_NAME = XE) ) )

LISTENER_XE = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = LAPTOP-9D2B28RI)(PORT = 1521))

ORACLR_CONNECTION_DATA = (DESCRIPTION = (ADDRESS_LIST = (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1521)) ) (CONNECT_DATA = (SID = CLRExtProc) (PRESENTATION = RO) ) )


OracleServiceXe: este serviço está em execução. OracleXETNSListener: não tenho este serviço mapeado aqui, o que tenho é o "OracleOraDB18Home1TNSListener". Aqui pode estar o problema, pois parece que o serviço do XE não está aqui. Se sim, o que preciso fazer?

Certo Rafael, você poderia informar quais serviços Oracle existem na máquina? Você pode tirar um print da sua tela, upar no Imgur e disponibilizar o link aqui. Você poderia verificar também como está o status dos serviços ? Você pode realizar essa verificação da seguinte forma: Acesse o prompt de comando e informe o seguinte comando: lsnrctl status, peço que disponibilize o retorno deste comando também Rafael.

Danielle, bom dia!

Segue:

link para imagem dos serviços: https://i.imgur.com/0m1Lupl.png

link para imagem do cmd: https://i.imgur.com/ctPp6oF.png

Olá, boa tarde!

Algum retorno, preciso iniciar o curso urgente =/ .

Obrigado.

Olá Rafael, peço desculpas pela demora, mas infelizmente precisamos realizar vários testes no seu ambiente para tentar identificar o que pode estar causando este problema de conexão.

Então Rafael, como os serviços estão em execução, indico que você os reinicie. Outro ponto, você pode por favor tentar acessar o SQL Plus e verificar se você consegue acessar sem problemas?

Aguardo o seu retorno!

É possível voce conectar na minha máquina pelo teamviewer pra me ajudar?

Olá Rafel!

Um opção rápida que você pode tentar para resolver o seu problema é a desinstalação completa do Oracle e em seguida realizar novamente a instalação, caso você continue com problemas em relação a conexão após a reinstalação é só informar que terei o prazer em te ajudar com novas alternativas.

É necessário que você verifique e remova todos os resquícios antes de tentar instalar novamente, então você pode seguir esse passo a passo para remover o Oracle completamente da sua máquina:

1. Desinstale o Oracle Database;

2. Abra o Editor de Registro do Windows;

3. Exclua a chave de registro HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Oracle;

Excluindo a pasta Oracle do editor de registros

OBS.: Ao clicar com o botão direito em cima da pasta, aparecerá a opção de excluir.

4. Se você estiver usando um Windows 64-bits, exclua também a chave de registro HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Wow6432Node/Oracle;

Excluindo a pasta Oracle

5. Exclua todas as referências para serviços Oracle dentro desta parte do registro: HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/CurrentControlSet/Services;

excluindo todas as pastas de serviços que tem referencia ao Oracle

OBS.: *Exclua apenas serviços que tem relação com o Oracle. *

6. Reinicie o seu computador;

7. Exclua a pasta "C:\Oracle", ou a pasta configurada como ORACLE_BASE;

8. Exclua a pasta "C:\Program Files\Oracle";

9.Exclua a pasta do Oracle do menu iniciar;

10. Esvazie a pasta "C:\Temp";

11. Esvazie a Lixeira.

Tenha cuidado ao editar os registros do Windows, para não excluir os registros errados. Em seguida tente instalar novamente o Oracle XE Database.

Outro opção que você pode utilizar é uma ferramenta que ajuda a desinstalar programas, como o Revo Uninstaller, você pode utilizar a versão gratuita da ferramenta. Caso você conheça outra ferramenta, pode utilizá-la sem problema.

Desinstalando um programa com o Revo:

1. Ao realizar a instalação do Revo, inicie o programa, logo na tela iniciar ficará disponível para você todos os programas instalados na sua máquina.

desinstalando o oracle

2. Localize o programa que deseja desinstalar (Irei utilizar o Mozila Firefox como exemplo) e clique em desinstalar:

desinstalando o oracle

3. Ao clicar em desinstalar uma nova janela irá abrir, apenas para confirmar a desinstalação do programa.

desinstalando o oracle

4. Ao clicar em continuar, a tela padrão de desinstalação do programa irá aparecer e você pode realizar normalmente a desinstalação do programa.

5. Volte para o Revo e clique em verificar na nova janela que abriu, para que seja feita a busca por arquivos, pastas que fazem referência ao programa.

desinstalando o oracle

6. Após a busca, será retornado todos os registros relacionados ao programa em negrito, você pode selecionar todos e clicar em excluir, assim você removerá todos os registros (Muita atenção neste momento, selecione apenas o que tem relação com o programa que está desinstalando, tudo que está em negrito), clique em próximo.

desinstalando o oracle

7.Uma outra janela irá aparecer, informando sobre todos os arquivos e pastas relacionados ao programa que foram encontrados, você pode selecionar todos e clicar em excluir.

desinstalando o oracle

8.Após isso a desinstalação foi finalizada, indico que reinicie a sua máquina e verificar se os serviços relacionados ao Oracle foram realmente excluídos.

Aguardo o seu retorno!

Boa idéia, farei isso hoje mais tarde e te aviso qualquer coisa. Obrigado.

Certo Rafael, aguardo o seu retorno!

Olá boa noite!

Fiz todo o procedimento acima, e não deu certo.

Nossa Rafael, com a desinstalação ele deveria ter funcionado, então pode ser algo na sua máquina que pode estar causando esse problema.

Infelizmente problemas de instalação são mais demorados a serem resolvidos, pois podem ser causados por N motivos, decorrentes do ambiente e como cada ambiente é diferente um do outro, o problema pode ser causado por coisas diferentes.

Então para verificarmos se realmente não está sendo feita a conexão de forma alguma com o banco de dados, peço que por favor você realize mais umas verificações, assim poderemos identificar o possível problema.

Verique por favor, os seguintes processos:

  • Se todos os serviços estão em execução
  • Se todos os serviçoes estiverem em execução peço que os reinicie

Tente realizar o acesso, se ainda continuar a dar erro:

  • Confirma por favor se o erro continua o mesmo
  • Tente acessar o SQL Plus, para verificar se você consegue acessar sem problemas
  • Caso ocorra algum erro, verifica se é o mesmo que ocorre ao tentar acessar pelo SQL Developer
acessando o SQL plus

Assim podemos verificar se o problema de conexão com o banco de dados é geral ou apenas no SQL Developer

  • Verifica se os arquivos listener.ora e o tnsnames.ora estão de acordo com o que você me disponibilizou anteriormente.

Peço desculpas pela demora em resolver o seu problema Rafael, mas estou a disposição para ajudar até resolvê-lo.

Aguardo o seu retorno!

solução!

Olá,

Consegui arrumar, alterei o host do arquivo tsname.ora para o meu IP, mas antes usei o revo pra desinstalar também! Vou marcar como solucionado. Queria agradecer o suporte, muito obrigadO!

Fico muito feliz em saber que o seu problema foi resolvido Rafael e você poderá dar continuidade ao curso :)

Qualquer nova dúvida é só falar e bons estudos Rafael!