meu código deu erro na parte do += , fica apresentado SyntaxError: invalid syntax
def deposita(conta, valor):
conta ["saldo"] += valor
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
meu código deu erro na parte do += , fica apresentado SyntaxError: invalid syntax
conta ["saldo"] += valor
Olá Carlos,
Acho que tem um espaço entre conta e os colchetes.
conta["saldo"] += valorVeja se assim funciona.
Abraços,
Artur Baruchi (@abaruchi)
Não acho que é questão de espaço, o problema e no +=, quando utiliza somente +, - ou =+ está funcionando!
Olá Carlos,
Eu dei uma olhada no Github do curso (link abaixo) e executei aqui na minha máquina. Aparentemente não tem nada de errado com a sintaxe (pelo menos no código disponibilizado no Git). O que eu recomendaria é você dar uma olhada nos espaços de identação, pois o python é chato pra isso. Outra coisa seria comparar o código que você está executando com o que está no Git e veja se tem alguma diferença.
Segue abaixo o que executei:
def cria_conta(numero, titular, saldo, limite):
... conta = {"numero": numero, "titular": titular, "saldo": saldo, "limite": limite}
... return conta
...
... def deposita(conta, valor):
... conta["saldo"] += valor
...
... def saca(conta, valor):
... conta["saldo"] -= valor
...
... def extrato(conta):
... print("Saldo {}".format(conta["saldo"]))
...
a = cria_conta(123, "Artur", 190.00, 500.00)
print(a)
{'numero': 123, 'titular': 'Artur', 'saldo': 190.0, 'limite': 500.0}
deposita(a, 300)
print(a)
{'numero': 123, 'titular': 'Artur', 'saldo': 490.0, 'limite': 500.0}Link para o código no github: https://github.com/alura-cursos/Curso-Python-3-Introdu-o-a-Orienta-o-a-objetos/blob/capitulo1/teste.py
Espero que ajude.
Abraços,
Artur Baruchi (@abaruchi)
Acho que era erro aqui no pycharm reiniciei ele aqui funcionou normal, valeu pela ajuda!