Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[ERR_INVALID_PACKAGE_CONFIG]

O erro [ERR_INVALID_PACKAGE_CONFIG] foi apresentado no terminal quando tentei executar o código. Já tem um tópico para este mesmo problema, mas parece que não foi solucionado e eu não consegui inserir nenhum comentário por lá, então precisei criar este novo tópico para o mesmo problema.

Já verifiquei e está tudo como indicado na aula: Snippet do código em que é feito o import com um console.log para imprimir a mensagem na cor azul

Já está com o "type": "module" e também a dependência:

trecho do arquivo package.json citado na aula

Mesmo assim, segue apresentando o erro abaixo: mensagem de erro que aparece no terminal

2 respostas

Olá, Guilherme! Tudo bem?

O erro [ERR_INVALID_PACKAGE_CONFIG] é apresentado quando há um problema com o arquivo package.json. Verifique se o arquivo está no diretório correto e se as informações estão preenchidas corretamente.

Outra possibilidade é que o Node.js esteja em uma versão anterior à 13.2.0, que é quando o suporte para módulos ES foi adicionado. Verifique se a sua versão do Node.js é igual ou superior a essa. Indico-lhe que utilize a versão mais recente do NodeJS para não ter nenhum tipo de problema durante o curso.

Caso nenhuma das questões que comentei anteriormente seja o seu caso, gostaria que você upasse esse seu todo o seu projeto, contando as pastas e arquivos, no Drive do Google ou no Github e compartilhasse comigo.

Dessa forma conseguirei entender melhor a sua situação e poderei lhe trazer uma resposta mais assertiva.

Espero ter lhe ajudado, caso tenha outras dúvidas com relação a este tópico, estarei a disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.
solução!

Armano, obrigado pelo retorno.

Após abrir o tópico eu continuei pesquisando sobre o erro e encontre essa mesma informação, de que seria algo errado com o package.json. Mas eu peguei os arquivos no repositório em que são disponibilizados os arquivos das aulas. Em tese, os arquivos estariam corretos. Não? Pedi ajuda a um colega de trabalho mais experiente e a sugestão dele foi recriar os arquivos localmente e então passar para a pasta de estudos em que mantenho os arquivos. Feito isso, deu certo. A única diferença foi que alteramos o package.json para que ficasse apenas com estas linhas: { "type": "module", "dependencies": { "chalk": "^5.0.1" } }

Assim consegui fazer funcionar e, até agora, estou conseguindo acompanhas as demais aulas sem problemas.

Novamente, muito obrigado.