Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
12
respostas

ERR! missing script: start

Boa tarde

Eu fiz o curso e consegui instalar o node.js. Acompanhei as aulas e tudo funcionou normalmente. Isso já faz um tempo, e agora precisei do servidor node.js instalado para outro projeto, por tanto em outra pasta (servidor local para testes), e não consigo startar o npm neste novo endereço.

A mensagem que aparece é 'npm ERR! missing script: start'

Já pesquisei muito no stack e outras fontes mas ainda não consegui resolver. As soluções encontradas me parecem muito complexas e fogem do escopo atual dos meus estudos.

Podem me ajudar?

12 respostas

Oi Júlio tudo bem?

Interpretando o erro ele tá dizendo que está faltando o script star.

Então estou imaginando que você digitou npm star ao invés de npm start.

Será que é isso? Se não for posta que comando usou.

Espero ter ajudado!!

Oi André,

O problema não é esse. Errei só na hora de colar mesmo aqui no post. Inclusive já consertei.

Ainda não consegui resolver.

Oi Julio tudo bem ?

Provavelmente o seu projeto não tem o server.js ou não está definido como start dentro do seu package.json

Você pode definir no package.json desse modo:

"scripts": {
    "start": "node nome-do-seu-script.js"
}

Fiz essa alteração no arquivo package.json mas não funcionou. Continuo recebendo a mesma mensagem quando tento startar o npm:

npm ERR! missing script: start

npm ERR! A complete log of this run can be found in:
npm ERR!     /Users/juliobarreto/.npm/_logs/2019-01-04T00_32_52_123Z-debug.log

Gostaria de acrescentar uma informação: pesquisando no outro projeto do curso de jquery, quando eu instalei e usei um servidor para os exercícios, notei que existe um arquivo "server.js" dentro da pasta.

Por isso tenho a impressão de que tenho o node.js instalado, o npm está funcionando ok, mas o que está faltando é eu indicar para o sistema qual a pasta vai funcionar como um servidor.

Não sei se consegui me fazer entender.

Obrigado

Júlio, o problema é o mesmo tratado nesse tópico https://cursos.alura.com.br/forum/topico-problemas-na-instalacao-do-node-js-75445 ?

Se sim fecha esse tópico que vamos migrar para aquele para concentrar nossos esforços em um lugar só.

O problema é o mesmo mas aquele eu abri quando me estava fazendo outro curso onde precisei do node.js.

Mesmo assim eu abri pq imaginei que expandiria o alcance da minha demanda.

Mas tudo bem, posso encerrar um, é só me dizer como pois procurei opção e não achei.

Oi Júlio tudo certo ?

Roda o comandonpm install na pasta do seu projeto, e tentar rodar o npm start novamente

Entendi a sua estratégia, mas nós moderadores costumamos olhar todos os fóruns.

Para encerrar o tópico é só clicar em marcar como solução em qualquer resposta.

Continua a mesma coisa Felipe. Alguém consegue me indicar um passo a passo para eu levantar um servidor node.js?

Porque na ocasião do curso, o instrutor deixou um pacote para baixarmos e avisou que só precisaríamos "dar" o

npm start

pois o servidor já estava configurado. Acredito que é essa configuração que está faltando agora.

Boa noite, Júlio! Como vai?

O comando npm start precisa ser executado dentro da pasta do projeto em questão. Ou seja, se a pasta do projeto está em C:/meuProjeto, é dentro do diretório meuProjeto que o comando precisa ser executado. Vc está fazendo isso?

Outra coisa, vc poderia colar aqui o conteúdo do arquivo package.json do projeto? Esse arquivo fica na raiz da pasta do projeto.

Bom dia Gabriel!

Sim, eu estou executando o comando npm start dentro da pasta onde estava meu projeto. Inicialmente eu até estava executando dentro de uma pasta "server", mas depois da sua pergunta acabai de fazer um teste executando o comando dentro da pasta raiz do projeto e nada aconteceu, continuo recebendo a mesma mensagem.

O conteúdo do arquivo package.json está abaixo:

{
  "name": "server",
  "version": "1.0.0",
  "main": "index.js",
  "scripts": {
    "test": "echo \"Error: no test specified\" && exit 1"
  },
  "author": "",
  "license": "ISC",
  "description": ""
}

Obrigado pela ajuda.

solução!

Opa, Júlio! Então, me parece que vc está fazendo o processo de forma incorreta. Veja o que é dito nessa atividade sobre a instalação do servidor. Segue a citação:

Depois do Node.js ter sido instalado, dentro da pasta do projeto alura-typer que você descompactou anteriormente, você deve encontrar a pasta servidor, navegue até ela e dentro dela execute o comando:

npm start

Repare que seu terminal ficará aguardando indefinidamente, sinal de que o servidor está escutando. Agora é só abrir o navegador no endereço http://localhost:3000/principal.html. A página do seu Alura Typer será exibida!

Em outras palavras, o comando npm start precisa ser executado dentro da pasta "servidor".

Mais um detalhe: o arquivo package.json que vc postou no último comentário é o que está dentro da pasta "servidor"? Caso não seja, cole aqui, por favor, o conteúdo do package.json que está dentro da pasta "servidor".