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Era uma vez um bolão que quase explodiu!

Além de aumentar a bolinha, fiz uma condição que se o usuário pressionar o botão Esquerdo + CTRL a bola diminui até o valor limite mínimo de 10!

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;
    var i = 0;
    var colors = ['blue', 'red', 'green', 'Blue'];
    var cores = ['Azul', 'Vermelho', 'Verde', 'Azul'];
    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        pincel.fillStyle = colors[i];
        pincel.beginPath();
        if (evento.shiftKey == true)
        {
            raio = raio + 10;
        }
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 6.28);
        pincel.fill();
        if (evento.ctrlKey == true && raio > 10)
        {
            raio = raio - 10;

        }
        console.log(evento);
    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

    function mudaCor() {

        colors[i++]
        alert('Cor alterada para '+cores[i]);
        if (i == 3)
        {
            i = 0
        }
        return false;
    }

    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>
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Oi Lucas, beleza? Gostei do seu código, que copiei e executei no meu PC. Se me permite, gostaria de sugerir algumas alterações também. Vou postar todo o código aqui e logo abaixo eu descrevo o que fiz.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;
    var i = 0;
    var colors = ['blue', 'red', 'green'];
    var cores = ['Azul', 'Vermelho', 'Verde'];
    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        pincel.fillStyle = colors[i];
        pincel.beginPath();
        if (evento.shiftKey == true)
        {
            raio = raio + 10;
        }

        if (evento.ctrlKey == true && raio > 10)
        {
            raio = raio - 10;

        }
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 6.28);
        pincel.fill();
    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

    function mudaCor() {
        i++;
        if (i < colors.length) {
            alert('Cor alterada para '+cores[i]);
        } else {
            i = 0
            alert('Cor alterada para '+cores[i]);
        }
        return false;
    }

    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>

Primeiramente notei que dentro da função desenhaCirculo() você estava verificando se a tecla CTRL estava pressionada depois de ter desenhado o circulo, a verificação tem que ser feita antes, porque aí o circulo já sai menor caso a condição seja verdadeira.

Sobre a questão das cores, eu alterei para que funcione caso você adicione ou diminua as cores do seu array "colors", tendo só que alterar o array "cores" pra corresponder com as alterações.

Aprendi muito com seu código!

Boa observação, não percebi que estava verificando o CTRL antes do pincel.fill();