3
respostas

Equipes colaborativas com profissionais especialistas, é possível e aceitável?

Resolvi escrever está dúvida, pois não consegui comentar a dúvida semelhante do Fórum. Numa equipe Scrum, não pode haver o especialista do grupo, podemos ter grupos mais especializados. Como ter um Neymar do Front-End numa equipe de desenvolvimento de Back-End! O que este E.T. está fazendo lá? A filosofia Ágile defende o fim destes nichos que mais geram distorções do que benefício nos projetos. É comum ver empresas que implantam o método Ágil demitir um "Cristiano Ronaldo" do Java Legado, ou demitir o "Roberto Carlos" da Infra, tudo isso por dificuldade e implantar uma mudança organizacional e comportamental que agilize projetos importantes e altere a "Zona de Conforto" destas minorias. Jeff Sutherland no seu livro "SCRUM - A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo" relata que uma equipe menos qualificada e comprometida produz mais do que duas Estrelas.

3 respostas

Oi André tudo bem?

Eu acredito que seja papel da gestão da empresa qualificar o funcionário para que ele esteja apto a produzir de acordo com o plano estratégico da empresa.

Se o funcionário é muito bom em ASP Clássico por exemplo , e a empresa não usa mais ASP Clássico ao invés de demitir o funcionário , ela poderia pagar um curso de PHP ou ASP.NET para ele se reciclar .

Porque a empresa gasta tempo ensinando para o funcionário sua missão, seus valores, seu modo de fazer as coisas e agora simplesmente vai trocar um carro modelo novo por um carro modelo velho?

Portanto, seres humanos não são máquinas para serem substituídos mas sim talentos para serem constantemente lapidados e evoluídos. Isso pelo menos é a visão ideal das coisas e minha humilde opinião rsrsrs.

Espero ter ajudado!!!

Não podemos perder o foco no MÉTODO ÁGIL. Avaliar RH é o desafio dos profissionais do RH. O gerente Ágil precisa avaliar o ROI e PAYBACK do projeto, alocando os profissionais certos para trabalhar em cada etapa do projeto. Se o profissional ASP não consegue se requalificas e impõe dificuldades à equipe, talvez seja a hora de trocar de profissional. O Scrum tem o compromisso de disseminar a informação para todos os participantes.

Concordo com vc. O gerente ágil não deve se preocupar com recursos humanos. É papel do RH e também da alta gestão da empresa (diretores ou seja quem comandar de fato) cuidar disto.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software