Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Equipamentos necessários

Vi as primeiras aulas do curso e vi que segundo o professor, esses são os equipamentos necessários:

Raspberry Pi Módulo Wi-Fi ESP8266 NodeMCU Módulo Relé 1 Canal Protoboard (opcional) Caixa de som Microfone ou WebCam

A caixa de som é necessário mesmo? Por que eu já tenho um Amazon echo dot, aí não sei se era necessário ter uma caixa de som pra conectar na placa raspberry.

5 respostas

Além disso, alguém sabe um site confiável que venda a placa raspberry pi e os módulos relé 1 e wifi nodemcu?

Posso indicar a loja https://www.filipeflop.com/ Já fiz comprar com eles e são muito confiáveis e agora eles são representante oficial da Raspberry Pi no Brasil, a Rasp3 possui homologação da Anatel. https://www.filipeflop.com/produto/raspberry-pi-3-model-b/

Você pode encontrar o NodeMCU esta loja: https://www.filipeflop.com/produto/modulo-wifi-esp8266-nodemcu-esp-12/

Opa obrigado. Tira uma dúvida: O Raspberry funciona sem fonte? Vi que a fonte é vendido separado. Qual a vantagem de ter a fonte?

solução!

Ela precisa de uma fonte de alimentação, recomendo uma que tenha saída de 5V e no mínimo 2A, ela é alimentada pela porta micro USB, igual a encontrada em smartphones, porém alimentando por esta porta o Regulador de tensão da Rasp pode esquentar muito, mas isso depende do que você esta usando nas demais portas USB e nos pinos de I/O. Eu alimento a minha Rasp pela USB-A (mesmo tipo encontrada em pen-drive), ela pode gerenciar maior fluxo de corrente que circula pela placa. Mais informações você pode obter aqui também https://www.raspberrypi.org/documentation/hardware/raspberrypi/power/README.md Se puder ajudar em algo mais, pode contar comigo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software