1
resposta

Equilíbrio Vida Pessoal x Vidra Profissional

Tenho enfrentado vários embates comigo mesmo sobre esse tema. Atualmente trabalho 8 horas por dia, e logo após, tenho aula na faculdade, porém muitas vezes o trabalho perpassa o tempo que tenho para me dedicar a faculdade. Certo dia parei para refletir sobre e identifique que não fazia sentido, visto que entro no horário certinho e na hora de sair estava ficando mais tempo. Percebi que estava tendo um rendimento baixo na faculdade. Com isso, como faço para não deixar que a vida profissional ultrapasse a vida pessoal?

1 resposta

Olá, Guilherme!

Entendo perfeitamente sua situação e seu questionamento. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um desafio para muitas pessoas. A chave para isso é a organização e a definição de prioridades.

Primeiramente, é importante estabelecer limites claros entre o horário de trabalho e o horário pessoal. Se você tem um horário de trabalho definido, tente ao máximo não ultrapassá-lo. Claro, existem situações excepcionais, mas elas não devem se tornar a regra.

Além disso, é importante se organizar para aproveitar ao máximo o tempo que você tem disponível para a faculdade. Isso pode envolver a criação de um cronograma de estudos, a utilização de técnicas de estudo eficientes, como a técnica de Pomodoro, e a definição de metas claras de aprendizado.

Outro ponto importante é cuidar da sua saúde mental e física. Praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável, dormir bem e ter momentos de lazer são fundamentais para manter a produtividade e o bem-estar.

Por fim, lembre-se de que é normal ter períodos mais intensos de trabalho ou de estudo, mas eles não devem se prolongar indefinidamente. Se você perceber que está constantemente sobrecarregado, pode ser um sinal de que precisa reavaliar suas prioridades e buscar um equilíbrio mais saudável.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software