Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
2
respostas

Envio do pedido de orçamento para a gráfica

Olá! Tudo bem?

No material complementar da aula 5.2 é orientado a informar o número de cores que serão impressas para a gráfica. Pelo que entendi, essa número se refere a quantidade de pigmentos do CMYK que serão utilizados para a impressão, portanto, se você falar que são 4, significa que o ciano, magenta, amarelo e preto serão utilizados para imprimir a arte. Está correto?

Porém, como faço para ter certeza da quantidade de pigmentos que serão utilizados na impressão de um projeto? Por padrão, em artes com bastante cores informamos que os 4 pigmentos serão utilizados, e em artes que utilizam só o verde, por exemplo, informamos que serão utilizados 2 pigmentos para atingi-lo?

Desde já, agradeço a ajuda e atenção!

2 respostas

Oi Nagela, como vai?

Normalmente as gráficas trabalham com os números 1 ou 4, sendo 1 para impressão em preto e 4 para outras cores, mesmo que você utilize, digamos, apenas 2 cores do CMYK. Esse é o normal nos orçamentos.

Dependendo da técnica de impressão, porém, algumas gráficas consideram o número de cores independente dos pigmentos utilizados, então uma impressão somente com a cor verde, por exemplo, será considerado 1x0.

É legal trocar uma idéia com o fornecedor para conferir, porque dependendo da técnica, usar 1 cor que não o preto ou várias cores na arte pode não alterar o valor final, e em outros casos pode ser que você possa aplicar 1 cor qualquer, independente de ser o preto ou não, sem precisar contar como 4 cores.

Espero ter ajudado. Um abraço!

Oi, Nagela

Tudo bem?

Complementando o que o Balbi disse e o que foi tratado no curso, é possível ainda você trabalhar com mais de quatro cores do padrão CMYK. Se o seu material tiver uma cor especial Pantone, que não será atingida pela mistura de ciano, magenta, amarelo e preto, ela será uma quinta cor, que precisa ser devidamente informada à gráfica pelo seu respectivo código (se houver outras, poderá seis, sete e assim em diante). Caso este assunto e outros assuntos ligados à produção gráfica lhe interessem, confira o curso Conhecimentos de Impressão ;)

Abraços e bons estudos

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software