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Envio de formulários e pesquisas

Olá, boa tarde!

Minha dúvida é em relação ao envio das pesquisas para os públicos adequados - como vocês encontram os públicos de interesse para enviar os formulários? Como convencer as pessoas a participarem dessas pesquisas? Como é feita essa abordagem? É ofertada algum tipo de benefício ou troca?

Enfim, são diversas questões mas todas relacionadas ao mesmo problema - qualquer dica será valiosa! Obrigada :)

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Olá Fernanda, tudo bem? Espero que sim!

Essas dúvidas são ótimas e eu agradeço por tê-las trazido!

Encontrar o público adequado para realizarmos uma boa pesquisa muitas vezes pode se tornar um desafio, mas existem alguns pontos que podemos seguir:

  • Convide pessoas da base de clientes: Se for aplicar a pesquisa em contextos nos quais a empresa já é estruturada, você pode escolher participantes e enviar convites (desde que previamente autorizado) tomando como base a lista de clientes da empresa. Por exemplo: algumas empresas de telefonia e de entretenimento enviam pesquisas de satisfação ou formulários com perguntas demográficas (idade, renda, localidade) para seus clientes.
  • Encontre grupos: Você também pode pesquisar grupos pela internet/presencialmente que possuem as mesmas características do público que você deseja investigar e publicar a pesquisa, pedindo que te ajudem. Por exemplo: se você tem interesse em investigar melhor qual é o público para uma nova marca de sapatos para corridas, procure grupos de corredores ou de competições de corridas para soltar a pesquisa.
  • Aborde pessoas presencialmente: essa abordagem pode ser muito eficiente para que você consiga dados relevantes para a sua pesquisa e fazer com que as pessoas te ofereçam as informações necessárias. Por exemplo: se quiser conhecer mais sobre o público de uma empresa desenvolvedora de jogos, vale a pena ir para eventos grandes com focos em jogos para abordar as pessoas. É importante reforçar que essa abordagem exige uma preparação maior para entender como conversar com as pessoas, como anotar suas respostas de forma rápida, como conduzir a pesquisa em diferentes situações, como ganhar a confiança do(a) participante e etc.
  • Envio de convite: caso a abordagem não for em tempo real e for necessário convidar as pessoas, você pode enviar uma mensagem (via e-mail, SMS ou até mesmo WhatsApp, se houver a liberdade) ou ligar diretamente para elas. Sempre prepare um roteiro enfatizando o objetivo principal, qual é a empresa, que pesquisa será feita, como os dados dessa pessoa estarão protegidos e até mesmo se haverá um brinde ao final.
  • Oferta de brindes: esse é um grande atrativo para que as pessoas aceitem participar e doar um pouco do próprio tempo para a pesquisa. Esses brindes podem ir desde descontos em compras até um próprio objeto em si. Por exemplo: algumas redes de fast food oferecem um hambúrguer de graça na próxima compra de um combo se você responder uma pesquisa sobre a sua experiência no local. Mas vale reforçar que nem sempre a empresa terá verba disponível para oferecer brindes, então fique atenta a isso.

É isso Fernanda! Espero ter ajudado!

Se precisar de mais algumas dica ou se a dúvida persistir, pode conversar com a gente =)

Até mais!