Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Envio de fonte referente ao Capítulo 5

Olá, Anderson! Conforme solicitado, segue o endereço do fonte referente ao capítulo 5, que trata do envio de parâmetros por meio de sessões. Não enviei o SQL do Banco, pois não o consegui gerar no PHPMyAdmin. No entanto, o problema não está relacionado ao BD, pois quando digito o endereço no browser http://localhost/ludelux, já recebo a mensagem de página não encontrada. Vale ressaltar que até o final do capítulo 4, tudo estava rodando normalmente. O link do projeto é: https://dl.dropboxusercontent.com/u/21446103/ludelux.zip Desde já, muito obrigado!

6 respostas
solução!

Oi José, tudo bem? Vou analisar e assim que possível te passo uma resposta! Mas me deixe saber uma coisa: Você comentou ser deficiente visual e eu gostaria de tirar uma dúvida sobre isso. Ok?

Bom, notei que você tem aberto vários tópicos no fórum sobre este mesmo assunto, como se fossem continuação um do outro, o que não deveria acontecer. Você deveria ter respondido minha pergunta no outro tópico e não ter criado um novo. entende?

Desta forma eu gostaria de saber, você está tendo alguma dificuldade em usar o fórum? tem alguma dificuldade para acompanhar as aulas? Caso tenha, nos informe que assim poderemos melhorar ainda mais a plataforma para seu uso e para o uso de pessoas que também possam ter a mesma deficiencia. Entende?

Observação: Há um formulário logo abaixo da minha resposta, no final da página.

Abraço!

Olá, Anderson! Desculpe, mas entendi que deveria abrir um novo tópico. Pode deixar que continuarei respondendo nesse mesmo! Bom, quanto à acessibilidade da plataforma, não tenho nada a reclamar, pois é bastante acessível a nós, cegos! No que se refere às aulas, além dos vídeos, há a explicação em texto, o que nos ajuda muito também! Há única ressalva que faço, e isso pode entrar como uma sugestão da implementação de uma nova funcionalidade, trata-se da disponibilização dos fontes, ao final de cada aula/capítulo dos cursos, para que possamos comparar o que estamos fazendo com o que deveria ser feito. Sei que vocês disponibilizam os projetos ao final de cada curso, mas isso deixa um pouco a desejar para nós, como ocorre comigo agora, que estou emperrado no capítulo cinco, e muitas outras mudanças serão feitas nos códigos até o final do curso. Bom, é isso! Um abraço e fico no aguardo de seus comentários sobre os meus códigos, cujo erro não sei onde se encontra ! RSRS

Oi José, desculpe o atraso, hoje vim aqui só pra te dar uma resposta sobre seu problema!Primeiro: Você está fazendo um include do login.php no index.php e tá acontecendo o seguinte.

Quando a página abre, os arquivos são carregados e o login.php já verifica se tem um usuário logado e se tem, redireciona ele pra index, se não tem ele também redireciona, até ai tudo bem, o redirecionamento realmente é preciso por causa que você exibe mensagens pra dizer se o usuário entrou ou não no sistema. O problema é que o redirecionamento não acaba, ele verifica, redireciona, ai revifica de novo e redireciona... Até o php matar o processo! Como resolver? Simples, remova o include de login.php no index.php, você não precisa dele ali.

Outro ponto que eu gostaria de fazer uma observação José, é relacionado a algumas estruturas. Exemplo: O if, tem abertura e fechamento de chaves igual as funções, em alguns lugares você não está colocando, isso pode resultar em erros ou comportamentos estranhos, cuidado! Sempre que abrir um if, logo após a condição dos parenteses, abra chaves, ponha o código que deseja e logo após feche as chaves.

No mais é isso, caso tenha mais algum problema, por favor, contate-nos aqui no forúm, sempre tem alguém por aqui pra ajudar.

Espero ter ajudado e que tenha entendido o porque do problema e como resolve-lo. Bons estudos.

Olá, Anderson! Puxa, até que enfim! Agora deu tudo certo! Já estava até desanimado! RSRS Pensei ser necessário o login.php, justamente para verificar se o usuário estava ou não logado. Gostaria de entender, contudo, como o index consegue identificartal fato, sem essa inclusão? Um abraço!

O login está sendo usado para logar o usuário e somente isso, ele não faz verificações de que o usuário tá logado ou não, percebe que no if, ele só verifica se o usuário existe e se a senha é válida? Depois ele chama a função logaUsuario da lógica de usuário?

Você verifica se o usuário está logado atravéz da session, que deve ter uma chave contendo o email do usuário.

O único trabalho do login.php é verificar se o usuário é válido e registrar o mesmo na seção, o login não precisa ser incluso em lugar nenhum e você o usa no action do formulário.

Deu pra entender? Espero que sim, as vezes eu complico as coisas (rsrs).

Bons estudos.

Agora entendi. Como não há nenhuma session, verificada no if do index, ao acessarmos a página, ele mostra o formulário para digitarmos o login e a senha. Com isso, ocorre todo o processo da validação do usuário. Parabéns, você explicou muito bem! Na verdade, você descomplica! Um abraço!