2
respostas

Envio de e-mail com dados agrupados

Olá, tudo bem?

Primeiramente, parabenizar pelo conteúdo de grande relevância para o mundo corporativo.
Tenho uma dúvida/desafio, preciso disparar alguns e-mails para alguns gestores informando os cursos pendentes de cada liderado, é possível fazer isso de forma agrupada sem poluir a caixa de e-mail do gestor?
ex1. Se meu chefe é o Pedro e tenho dois ou mais cursos pendentes, então disparar um e-mail informando que o colaborador x possui x1 e x2 cursos pendentes
ex2. Supondo que quero informar o chefe de RH que a pessoa x da unidade x possui [lista de cursos pendentes], a pessoa y da unidade y possui [lista de cursos pendentes]
Tentei fazer, porém não consegui montar um HTML disparando para cada responsável a relação de colaboradores e cursos pendentes, o que seria muito útil para não enviar a cada linha da tabela um e-mail.

Na planilha tenho as colunas de e-mail do responsável, nome do colaborador, lista de cursos

Grato

2 respostas

Ei, Rudinei! Tudo bem?

Antes de tudo, orbigada pelo reconhecimento do curso, fico muito feliz que esteja sendo útil para você!

Sobre a dúvida, sim, dá para fazer. Uma sugestão de fluxo para testar é listar todas as linhas do Excel, identificar quais são os e-mails únicos dos responsáveis e, então, fazer um loop apenas neles. Dentro desse loop, filtre novamente a lista original trazendo apenas os colaboradores do gestor específico. A partir daí, você monta o HTML dinamicamente, concatenando os nomes e os cursos pendentes em uma lista ( pode ser uma <ul> com <li> ou uma tabela em HTML).

O fluxo ficaria assim: para cada gestor > busque apenas os colaboradores dele > monte a lista > envie e-mail único.

No seu segundo exemplo, a lógica é a mesma, só muda o campo usado como critério de agrupamento.

Espero ter ajudado com a sugestão, como é um projeto externo consigo apenas te orientar por não ter acesso a todo o cenário.

Conte sempre com o nosso auxílio por aqui, até mais!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oi, Nathalia, tudo bem!

Seria de grande importância se tivéssemos uma aula explicando como fazer, te confesso que já explorei alternativas mas ainda não consegui atender essa necessidade, talvez tenha alguma configuração que eu preciso fazer ou algo a mais.
Segue exemplo fictício de tabela:

| Colaborador | Curso | Gestor | E-mail |
| Pedro | Curso 1 | João |joaonaosei@naosei.com.br
| Paulo | Curso 1 | João |joaonaosei@naosei.com.br
| Eva | Curso 3 | João |joaonaosei@naosei.com.br

Nesse caso, seria feita uma única notificação por e-mail para os casos de Pedro, Paulo e Eva, listando os cursos de cada um. Assim, a varredura na tabela base dispararia as notificações de forma consolidada, evitando a poluição da caixa de entrada com um e-mail para cada caso individual.