2
respostas

Enviar o resultado de uma string para uma pagina web e ver o retorno.

Eu gostaria de saber qual curso eu posso ler para verificar como fazer um req e resp de uma pagina web via GET.

Exemplo

String XML = "---xml--";

pagina que vou enviar o conteudo da string XML = google.com.br google.com.br me retornou essa mensagem = XML OK.

2 respostas

Olá Rodrigo, Você pode fazer os cursos de linguagem de programação, por exemplo JAVA, Javascript, PHP, C#, Ruby ou Python, todos eles tem algum método ou biblioteca capaz de realizar requisições HTTP de forma programática.

Contudo para realizar elas com determinada eficiência é interessante aprender o básico da linguagem, por isso é interessante fazer os cursos.

O mais fácil na minha opinião seria o Javascript rodando no navegador por ter uma curva de aprendizagem muito pequena, (em parte por ser uma linguagem fracamente tipada, ser uma linguagem mais perdoável (muitas coisas que poderiam dar erros em outras linguagens são perdoadas, esqueceu um ;? sem problema, deixou de passar um parametro em uma função que não tinha valor padrão? Sem problemas.)) você pode começar pelo curso https://cursos.alura.com.br/course/javascript-programando-na-linguagem-web que no último módulo já explica como fazer pelo navegador.

Depois você pode evoluir seguindo pelo NodeJS que permite usar Javascript sem o navegador (permitindo inclusive montar aplicações Desktop (com electron) ou Web (Javascript no Backend \o/).

Mas claro, se você já possui conhecimentos em alguma linguagem talvez valha a pena procurar uma lib dela e implementar ela em seu projeto, no swift por exemplo há a lib Alamofire que torna muito mais fácil as requisições HTTP do que a lib AFNetworking nativa do framework do iOS.

Opa, obrigado pelas informações.

No caso eu fiz os cursos de Java I II e III aqui da Alura. Apliquei no meu projeto os ensinamentos da Java Servlet. Procurei na net essa minha duvida tambem, eu sei que tem uma biblioteca chamada HttpURLConnection.. Mas eu queria um exemplo em portugues ja que nao domino tanto o ingles assim rs.

eu ja consegui que meu projeto via Servlet, monte o XML.

agora quero pega essa XML enviar pra meu servidor X.

meu servidor vai processa o XML e vai me manda sua resposta.

Eu pego essa resposta e coloco de resposta na pagina Web.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software