Boa noite!
Eu havia criado o arquivo .gitignore dentro da pasta setup, com isto o mesmo subiu o projeto com todos os arquivos. Quais seriam os comandos, para apagar do git e recriar tudo novamente? Obrigado!
Boa noite!
Eu havia criado o arquivo .gitignore dentro da pasta setup, com isto o mesmo subiu o projeto com todos os arquivos. Quais seriam os comandos, para apagar do git e recriar tudo novamente? Obrigado!
Olá, Everton. Tudo bem?
Você pode apagar os arquivos diretamente pelo Github. Para isso basta abrir o arquivo no Github, e no canto superior direito vai ter um ícone de lixeira. Clique nesse ícone, e crie o commit excluindo o arquivo desejado pela própria interface do Github.
Ou você pode excluir os arquivos no repositório local em seu computador. E depois enviar normalmente essas alterações para o Github. Alguns comandos que podem ser úteis são:
git status
: mostra as alterações feitas no repositório localgit add nome_arquivo
: adiciona novos arquivos para serem enviados para o repositório remoto (Github).git commit -m "Mensagem com descrição das alterações feitas"
: cria um novo commit, e informa uma mensagem onde você pode descrever que mudanças foram feitas.git push origin main
: envia as alterações feitas para o repositório remoto (Github).git pull origin main
: traz para o seu repositório local as alterações que se encontram no repositório remoto,Depois de excluir os arquivos, e garantir que o repositório no Github está atualizado (sem esses arquivos), você pode corrigir o .gitignore
e subi-lo para o Github. Assim, você pode criar novamente os arquivos no seu computador, como foi mostrado no curso, que eles não vão mais subir para o Github.
Outra alternativa é excluir o repositório e criar um novo, com o .gitignore
no diretório correto, caso você ainda esteja no começo do curso. E seguir normalmente com o curso.
Caso você queira se aprofundar mais em Git/Github, deixo como recomendação dois cursos aqui da Alura sobre o assunto. Nesses cursos você vai aprender como funciona um sistema de controle de versão, e quais os principais comandos e recursos dessa ferramenta.
Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida estou a disposição.
Abraços. Bons estudos!