O artigo da Renata Tedesco oferece uma perspectiva fascinante sobre o que os gestores de contratação realmente procuram ao fazer perguntas durante as entrevistas. Muitas vezes, nos concentramos em dar respostas "certas", mas não percebemos o que realmente está por trás dessas indagações.
Um dos aspectos que mais me chamou a atenção foi como os recrutadores empregam perguntas estratégicas para avaliar não apenas as competências técnicas, mas também o pensamento crítico, a habilidade de resolver problemas e a adequação à cultura da empresa.
Por exemplo, quando nos perguntam: "Se você pudesse mudar algo no seu último emprego, o que seria?", o intuito não é apenas descobrir o que não gostamos, mas sim entender como enfrentamos desafios e o que valorizamos em um ambiente profissional.
Achei essa abordagem extremamente útil, pois agora consigo enxergar essas questões como uma chance de mostrar minhas soft skills e destacar o que me torna única.
as três dicas essenciais para programadores se prepararem para entrevistas: pesquise sobre a empresa, planeje respostas para perguntas frequentes e pratique a resolução de problemas técnicos.
As três dicas valiosas para programadores se prepararem para entrevistas de emprego. As recomendações incluem conhecer a empresa e sua cultura organizacional, preparar-se antecipadamente para perguntas comuns e praticar a resolução de problemas de programação. Eles enfatizam a importância de demonstrar interesse e estar bem preparado durante todo o processo seletivo.
Destaques: Conheça a empresa: Pesquise sobre a cultura e o ambiente da organização antes da entrevista. Isso ajudará você a responder perguntas sobre seu interesse em trabalhar lá e a se identificar melhor com a empresa. Planeje suas respostas: Antecipe perguntas comuns que podem surgir durante a entrevista e escreva suas respostas. Isso aumentará sua confiança e evitará improvisos. Pratique programação: Resolva problemas em plataformas online para mostrar suas habilidades técnicas. Esteja pronta para discutir seus projetos e conhecer as linguagens utilizadas pela empresa.