2
respostas

Entregar valor de forma rápida, como foi colocado nas aulas do módulo 6, não gera muito retrabalho?

Entregar valor de forma rápida, como foi colocado nas aulas do módulo 6, não gera muito retrabalho?

2 respostas

Exatamente o que eu pensei inicialmente. Por outro lado, na minha opinião, acho que vá evitar fazer a mesma coisa quando o projeto já estiver finalizado, com o feedback final do cliente. Então acredito que isso geraria um acúmulo de custos, ficando mais difícil ter um cliente satisfeito.

Por experiência, quando se fala de projeto, vivenciei as duas situações. Um software planejado na metodologia water fall, foi entregue, com inúmeros problemas de operacionalização, e após feita a entrega, não se mexeu mais, porque tinha um escopo. Ocorre que hoje, esse software na empresa em que trabalho é o pesadelo de todos os usuários. Nada intuitivo, porque os usuários não foram ouvidos. Ja um outro desenvolvido na metodologia ágil, permite que ocorram pequenas entregas, e o usuário avalie, e sejam feitos pequenos ajustes enquanto se desenvolve uma nova etapa. Isso gera um aplicativo mais intuitivo, porque não foi feito em cima de requisitos apenas, mas também em cima do feedback do usuário. Esse segundo modelo, o projeto nunca é estático, está sempre evoluindo e melhorando.

No caso do primeiro software que mencionei, a empresa terá um custo enorme, porque vai ter que refazer todo o projeto. A empresa contratada para fazer, vai perder o cliente e a empresa que contratou, perdeu dinheiro. Essa é a diferença entre os dois modelos.