2
respostas

Entrega contínua vs Deploy Contínuo

Bom dia,

Estou em dúvida: o curso é sobre entrega contínua e não sobre deploy contínuo, correto?

Na entrega contínua os deploys param em homologação sempre por um motivo de negócio correto?

Está confuso, nesse caso há ou não há entrega em produção? Somente no deploy contínuo há entrega em produção?

2 respostas

Olá Rudson, tudo bem?

Uma implantação (deploy) é um ato de instalar/ativar o software em algum ambiente. Durante uma implantação, se houver uma versão existente, ocorrerá a desinstalação/desativação da versão anterior. Uma liberação (entrega/delivery) são todas as tarefas que precisam ser executadas para que seja possível gerar o artefato a ser implantado: compilação, testes, empacotamento.

A implantação contínua (deploy contínuo/Continuous deployment/CD) vai um passo além da entrega contínua (continuous delivery/CI). Com a prática de deploy contínuo, toda alteração passa por todas as etapas do deploy até ser liberado em produção para os clientes. Não há intervenção humana e apenas um teste com falha impedirá que uma nova alteração seja implantada.

Boa tarde Otávio,

Ok isso eu havia entendido! Só não entendi o motivo do curso ser sobre entrega contínua e não sobre deploy contínuo. Sabe me dizer o motivo? Pergunto porque contemplaria todo o fluxo fim a fim.