2
respostas

Entrada de dados mais complexas

Venho a algum tempo estudando a dinâmica de RNAs. Inicialmente, como uma sugestão dos primeiros texto, tento implementar um simples algorítimo de RNA para cálculo de raiz quadrada. Sei que parece estranho, mas o que quero tentar com isso é:

  • Colocar a rede para aprender calcular aproximadamente funções de segunda ordem (e depois tentar de outras ordens e outros desafios)
  • Entender como lido com entradas pequenas e grandes em de uma única vez, idem para saída pequenas e grandes.

Então fiz algumas tentativas como entrar com número brutos no treino (entradas e saída) e tentar ver se a rede detectava o padrão, não funcionou. Tentei trabalhar com a entrada e saída desses números de forma binária para ficar mais próximo do que vemos muito em RNA, os resultados foram decepcionantes demais. Tentei então trabalhar com a transformação desses números (inicialmente inteiros) em decimais entre 0 e 1 dividindo o número por 10xnro_de_casas_decimais mas também a rede não chegou nem perto de dar algo bom. Em todos esses casos, usei o conceito de Multilayer Perseptron com Backpropagation como arquitetura de rede.

Pra mim, se eu conseguir dominar a criação de uma coisa que considero "básica", passa a fazer sentido a evolução e novas tentativas. Mas a frustração tem me rondando constantemente, fazendo eu interromper os estudo por achar que não estou conseguindo assimilar questões básicas. Isso está a muito tempo quando lido com IA e RNA, pois sinto que, se não conseguir resolver essa questão, me parece que todo o resto fica sob suspeita.

Alguém poderia me ajudar em como sanar essa questão?

Obrigado.

2 respostas

Ninguém consegue ajudar? :(

Tudo bem Alessandro?

Poderia dar um sample de exemple de input, codigo e output ? Realmente uma rede neural simples com Keras (por exemplo) deveria ser capaz de descobrir um relacionamento quadratico como y=x^2+noise, por exemplo. Até mesmo outros algoritmos (SVM) são capazes. Dá uma olhada também no curso de Keras que lançamos esse mês para ver se ao usar uma rede simples com o Keras resolve?

[]s

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software