Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Entidade x Dimensão e eu ficando louco....

Caros, boa tarde :)

Estou com uma dúvida que está sendo muito difícil para minha compreensão...

Em uma das aulas de dimensão x entidade o professor mencionou que uma relação entre Cliente e Cidade seria de muitos para um (n:1). Mas se por exemplo, meu cliente fez uma compra de manhã em uma cidade e viajou para duas cidades vizinhas e realizou mais duas compras. Isso não quebraria minha estrutura? Cliente e Cidade não seria uma relação de muitos para muitos (n:m)? Pois na minha cabeça um cliente pode comprador em mais de uma localidade.

Alguém conseguiria me ajudar? :/

8 respostas

Olá Jhonatan, Boa tarde Pelo que entendo a "Transação" não pode ocorrer em duas Cidades ao mesmo tempo; Então o O CLIENTE fez uma Transação em na CIDADE São Paulo; quando Faz outra "Transação" em outra CIDADE não muda o (n:1); Para ler ficaria melhor dizer : "1 Clientes pode comprar em 1 Cidade" ;"1 Cidade pode ter vários Clientes."

Difícil de explicar/entender no começo mas com a prática fica menos complicado

Obrigado pela sua resposta Aeron :).

Quero pensar assim, mas não consigo. Hahaha.

Se o cliente tem uma "Transação" em uma cidade e depois faz outra "Transação" em outra cidade e minha granularidade é diária, logo eu teria 1 cliente fazendo duas transações no mesmo dia em cidades diferentes. Com isso não teríamos 1 cliente pra 3 cidades? Entendo que a não ser que incluíssemos um fator Tempo dentro deste conceito, não teríamos como tornar este fato como verdadeiro, "1 cliente pode comprar em 1 cidade" (a não ser que eu registrasse o minuto dessa compra, não teria como afirmar isso). To ficando maluco haha...

To viajando muito? Hahah.

solução!

Pera pera pera....

Eu acho que entendi.

Por mais que ele teria 2 transações em cidades diferentes, cada transação só pertenceria a uma cidade. E não teria como eu ter o mesmo cliente em varias cidades. Por que uma cidade pode pertence a varias compras, mas uma compra ou Transação pertenceria a somente uma cidade. Obrigado Aeron. :) Vou deixar aberto para mais pontos de vista, que eu achei essa parada confusa. Gostaria de ver se alguém posta outros exemplos...

Que isso estou aprendendo também então quando compartilho aprendo mais. Concordo com você então quando falo "Transação" quero diz algo único por exemplo um CLIENTE nunca fará a mesma "Transação" em CIDADES diferentes ao mesmo tempo. Talvez na minha resposta tenha algum viés pq nos modelos que participei sempre para se ter a validação da "Transação" é utilizado o TEMPO

Concordo com sua explicação; se for para o modelo relacional faz todo sentido!

Sim sim.. Queria ter marcado sua resposta como solução. Mas apertei errado, sou novo aqui. E não da pra retirar, e editar que a minha resposta não foi a solução. Mas obrigado pela ajuda. Tmj. :D

Sim também pensei para o modelo Relacional, por conta do Data Warehouse. Mas não quis imaginar para o conceito de Big Data que seria mais abrangente tais definições. xD

Boa! Sem problemas! Bons estudos !!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software