1
resposta

Entidade ESTOQUE

No exemplo da Livraria, não ficou claro para mim a relação entre a entidade Livro e a entidade Estoque. Dado que os atributos de Estoque eram Cod_Livro e Qtde_Estoque, penso que a cardinalidade na relação deveria ser "1 para 1".

Também não ficou claro para mim porque a cardinalidade mínima do Estoque seria zero. Acho que o instrutor deveria explicar melhor a relação entre essa duas entidades, e principalmente explicando melhor a entidade Estoque e seus atributos, talvez mostrando uma figura da tabela populada com alguns registros. Ajudaria muito também se usasse a ilustração daquela figura onde aparecem os dois conjuntos e as ligações entre seus elementos.

Gastou-se muito tempo para tentar alinhar as caixinhas e não focou naquilo que era mais importante.

1 resposta

Oi Marcos, tudo joia?

O que entra em questão é a regra de negócio. O professor fala que um pedido precisa ter um livro e esse livro está no estoque, porém é verdade que o estoque pode não ter o livro.

Vamos pensar nesse cenário:

Temos dois pedidos diferentes, ou seja, dois livros e só tinha um livro no estoque. O próximo pedido não vai dar certo, porque no estoque não tem aquele livro. Então o estoque pode existir sem o livro, por isso a cardinalidade mínima é 0.

Pensando no banco a lógica é que a tabela estoque armazene o livro, no caso o Cod_Livro, que é uma chave estrangeira para a tabela livros, e também a quantidade.

Aqui entra novamente a regra de negócio. O que ficou confuso, foi que ele saiu do mundo real que pensamos. Ele determinou que o pedido só pode ter um livro, mas sabemos que na realidade, podemos ter vários livros em um pedido (em um comércio real). O professor ligou com a parte de pedido, o ideal seria que focasse apenas em livro-estoque.

Independente se na realidade ou o que pensamos seja diferente, o correto é seguir as regras de negócios de quem solicitou o banco ou o sistema.

Concordo com você, o professor poderia ter ilustrado melhor esse cenário, e esse assunto é um pouco delicado, acaba que a gente fica um pouco confuso mesmo.

Deixo esse link como referência, para que entenda melhor a modelagem.

Desculpa pela resposta enorme. Qualquer dúvida estou à disposição, tá bom? ^^

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software