Expectativas Definidas antes de Vestir a camisa de uma empresa e Crescer com ela.
É natural que os proprietários e decisores da empresa desejem que todos vistam a camisa da empresa, pois assim a empresa terá melhores resultados, menor risco nas operações e melhor capacidade de preservar os empregos dos funcionários.
Mas isso é um caminho de mão dupla, pois as expectativas existem do lado dos trabalhadores também.
A busca por segurança, estabilidade e pertencimento é entre todos, mas as ambições são diferentes.
Existe um documento que é feito antes de um contrato entre dois sócios, ou duas empresas, que se chama Memorando de entendimentos que é um acordo pré-liminar antes da realização do contrato que serve como um tipo de ata de reunião para definir as expectativas de cada um sobre direitos, deveres, obrigações e até encerramento da relação entre as partes.
Ter isso bem definido no início de uma relação ajuda a construir essa relação com paz e é aplicável até em um relacionamento amoroso.
O termo Vesting é designado para dar um aval de que um funcionário de fato demonstrou ter vestido a camisa da empresa durante um determinado período de tempo.
Em empresas que aplicam isso, é dado ao funcionário a oportunidade de adquirir ações da empresa e se tornar sócio da mesma.
Se esse comportamento se mantém, a cada novo período ele pode adquirir novo lote social da empresa.
O ritmo e as condições para adquirir novas ações é definida segundo um contrato de Cliff.
No caso de Lucas, alinhar os entendimentos com a empresa e definir as recompensas ao qual ele pretende receber, como autonomia e garantia de seu crescimento e daqueles que ele pretende ajudar, através de políticas de crescimento para as pessoas, será essencial antes mesmo de ele assumir a posição.