Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Entendi o HTTP, porém como é a interação com o servidor?

Prezados,

Entendi muito bem o conceito HTTP, agora estou com dúvida de como funciona a interface com o servidor.

Por exemplo, fiz uma requisição no site www.alura.com.br e ao inspecionar no chrome (olhano o source) é possível ver o index (html), vários css, js, img, enfim, um universo de informação.

Minha dúvida é como ao receber a requisição o servidor já sabe o que responder. Acredito que esse servidor deve ser configurado, ou algo similar. Tem alguma literatura/artigo para que eu possa ler?

Obrigado.

3 respostas
solução!

Oi Julius, isso da primeira resposta ou você fala em relação ao server push?

Nos dois casos é configuração, no primeiro, a convenção é que dentro do servidor, haja um arquivo index e em alguns casos um arquivo home também servirá, o padrão comum é que este arquivo tenha a extensão HTML, porém, outras extensões também são possíveis dependendo do tipo de servidor que esteja sendo utilizado.

No segundo caso, se não estou enganado, são utilizados cabeçalhos HTTP para indicar quais arquivos serão enviados na resposta, assim, ao receber requisições para determinado arquivo, o servidor identifica que outros arquivos devem ser enviados logo na mesma resposta.

Entendi Wanderson.

Li uns artigos sobre a questão também. Eu me referia a primeira resposta mesmo.

Obrigado.

Julius, lembra sempre de marcar o tópico como solucionado quando algum post resolver o problema ou tirar sua dúvida, tá bem? isso agiliza outros alunos acharem a resposta e a gente também a saber que tal tópico já foi resolvido.

Abraço!