Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Entender que todo trabalho tem altos e baixos

A história de Lucas exemplifica com clareza uma jornada que muitos profissionais enfrentam: o desafio de manter-se fiel ao seu próprio objetivo mesmo quando o ambiente de trabalho não proporciona espaço ou incentivo para isso.

A reflexão proposta é essencial, pois revela que a motivação intrínseca — aquela que nasce do interior do indivíduo e está conectada aos seus valores pessoais — é um elemento crucial para se manter engajado e produtivo. Essa motivação difere da motivação extrínseca, que depende do reconhecimento externo e, muitas vezes, tem efeito passageiro. Quando Lucas compreendeu que poderia gerar suas próprias oportunidades dentro do contexto limitado da empresa, ele se empoderou, tornando-se protagonista de sua própria carreira. Essa mudança de postura reflete uma compreensão madura sobre a realidade corporativa: no madura sobre a realidade corporativa: n\u00em sempre as condições ideais estão presentes, mas ainda assim é possível realizar algo significativo.

Um aspecto que merece destaque é a decisão de Lucas em visualizar seu propósito por meio de um post-it. Esse pequeno gesto carrega um grande simbolismo. De acordo com estudos sobre neurociência e comportamento, a exposição frequente a lembretes visuais contribui para reforçar uma mentalidade positiva e manter o foco em objetivos de longo prazo. Essa estratégia simples, mas eficaz, reflete uma compreensão psicológica valiosa: nós tendemos a priorizar aquilo que mantemos à vista.

Além disso, a história ressalta a importância da resiliência. O aprendizado de Lucas, ao perceber que "as dificuldades nada mais são do que oportunidades", demonstra que ele desenvolveu uma mentalidade de crescimento — conceito amplamente estudado pela psicóloga Carol Dweck. Essa mentalidade permite que indivíduos enxerguem desafios como chances de aprendizado, o que, por sua vez, contribui para uma motivação mais estável e duradoura.

A inclusão das ideias de Mário Sergio Cortella fortalece ainda mais a argumentação do texto. A reflexão sobre o significado de "propósito" como "aquilo que coloco adiante" é uma mensagem poderosa. Essa perspectiva resgata a ideia de que o verdadeiro sentido do trabalho não está apenas nos resultados imediatos, mas também na intenção e consciência com que se realiza cada tarefa.

Por fim, a história de Lucas é inspiradora porque demonstra que, mesmo em ambientes adversos, é possível encontrar caminhos para manter vivo o entusiasmo e o desejo de contribuir positivamente. Essa lição é especialmente relevante para profissionais que, diante de obstáculos ou falta de reconhecimento, acabam questionando seu próprio valor e capacidade. O exemplo de Lucas ensina que a motivação mais poderosa está dentro de nós mesmos, e que cultivar essa chama depende de pequenas atitudes cotidianas.Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta
solução!

Lucas enfrentou algumas dificuldades para colocar seu propósito em prática dentro da empresa, pois nem sempre a empresa oferecia as oportunidades que ele gostaria. Isso acabou gerando frustração e momentos de desmotivação.

No entanto, ao refletir sobre essa situação, percebi que algumas estratégias poderiam ajudar a superar esses desafios:

Entender que todo trabalho tem altos e baixos: Compreendi que não posso me deixar abater apenas pelos momentos difíceis e que preciso aceitar que nem tudo será perfeito o tempo todo.

Criar oportunidades para aplicar meu propósito: Mesmo que a empresa não ofereça as chances que eu gostaria, decidi tomar a iniciativa de oferecer ajuda, escrever artigos e encontrar outras maneiras de colocar meu propósito em prática.

Manter meu propósito visível como motivação: Escrevi meu propósito em um post-it e o coloquei em um lugar visível, para sempre ter isso como lembrança e fonte de motivação.

Focar no que consigo realizar e celebrar pequenas conquistas: Em vez de me concentrar no que não consigo fazer, decidi olhar para o lado positivo e comemorar cada pequena vitória.

Valorizar a motivação intrínseca, não apenas a extrínseca: Entendi que a motivação mais forte vem de dentro de mim, e não apenas de reconhecimentos externos da empresa.

Essas estratégias me permitiram superar os momentos de desmotivação e continuar aplicando meu propósito, mesmo diante das dificuldades encontradas. Isso mostra a importância de ter resiliência e proatividade para colocar em prática aquilo que realmente nos motiva.