Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Entendendo wireframes e etapas de desenvolvimento.

Oi gente, primeiro post aqui no fórum depois de 1 ano e meio estudando na alura :)

então to com umas dúvidas cruéis, que estão me matando...

Eu estou desenvolvendo uma app para um cliente, e estudando muita coisa bacana aqui na alura...

Até agora, eu seguia as seguintes etapas para desenvolver uma app:

1- briefing com o cliente.

2- entrega de um "resumo" textual, passando o que eu entendi daquele projeto.

3 - layout do projeto no photoshop/illustrator

4 - Desenvolvimento da app.

5 - Lançamento ( aqui rola estratégias de marketing e todo o resto).

Li recentemente sobre uma nova etapa nesse processo que seria a tal "PROTOTIPAÇÃO" OU "PROTOTIPAGEM" ( nãos ei qual seria o correto) e achei bem interessante ter um modelo digital para apresentar para o cliente, e não deu outra, corri na alura pra ver o que tinha sobre isso.

Mas pra minha surpresa, ao digitar wireframe na busca da alura, achei uns cursos soltos, incluindo um de sketch, mas acho que ele assim, como os outros não estão dentro de uma carreira específica, ai eu buguei.

Minhas dúvidas São as seguintes:

Estou seguindo as etapas corretas de desenvolvimento?

Wireframes fazem parte de que tipo de carreira, UX ou frontend?

Quais Wireframes são mais conhecidos e usados no mercado?

Que carreira/cursos devo fazer aqui na alura para aprender sobre wireframes e adota-los no meu processo?

Desde já agradeço as respostas.

4 respostas
solução!

Oi Yuri, tudo bom?

Opa, finalmente interagindo com nós humanos aqui! :)

Vamos lá:

1 - No dicionário você encontra mais prototipagem, mas usar prototipação hoje em dia é 200% normal. (igual usabilidade, descobri hoje que seguia a mesma linha)

2 - Você está sim. Eu só colocaria validação do layout através de protótipos aí no meio. Ou seja, pega as telas, exporta tudo, e linke-as. (usa o XD já que já manja de Adobe).

2.1 - O ponto todo é validar se a ideia faz sentido, então pega esse protótipo e testa com algumas pessoas potenciais usuárias do projeto. Se voce mostrar só para o cliente ele pode se fechar e falar o que gosta ou não gosta, mas o cliente não é o usuário. Só se o projeto for uma intranet, por exemplo, aí faz sentido a ouvir com mais carinho. Já ouviu o Hipsters.tech sobre prototipação?

3 - UX! front-end é mais código (HTML e CSS). Mais especificamente a área de arquitetura de informação. Porém há debates se wireframe ainda é relevante.

4 - Não tem muito um padrão não. Normalmente é aquele layout em tons de cinza sem muito detalhe. No Adobe XD por exemplo são tons de azul, pensa no wireframe mais como uma etapa opcional aí no caminho.

5 - Eu falo de wireframes na carreira e na formação de UX designer, mas não fazemos aquele wireframe bonitinho que vendem por aí. Vamos do rabisco já para a validação. Já que você quer fazer wireframe, rabisque em papel primeiro, depois jogue no computador. É muito importante rabiscar antes de fazer algo no computador.

Espero ter ajudado e bons estudos,

Abcs!

Natan, muitíssimo obrigado pela resposta e por esclarecer minhas dúvidas.

Eu acabei me negligenciando ao não informar que u faço a etapa de validação aqui sim, mas por geralmente não ter tempo, nós não selecionamos muito as pessoas para quem mostramos, porém, seguindo suas dicas, eu farei isso a partir de agora.

Sim, eu já ouvi, sou fiel seguidor do Hipsters (fã demais rsrsrs) e até gostaria de um dia poder participar das conversas por lá, embora em muitos episódios eu fique boiando no assunto.

Bem, pelo que entendi os Wireframes ainda estão em fase de discussão se são realmente úteis, mas mesmo assim vou dar uma olhada nessa carreira que você indicou. Eu ia até pedir uma sugestão de qual usar, mas pelo visto, não existe uma unanimidade para este assunto né?

De qualquer forma muito obrigado aí pelas dicas e partiu estudar!

Oi Yuri,

Imagina!

Ah bacana então, validar é o propósito de toda essa etapa. Se tivéssemos certeza poderíamos ir da estratégia direto para o código, e nós dois sabemos o que acontece em 90% dos casos que partem pra essa linha, né? haha

E bom saber que é fã do Hipsters! Tô contigo! Alguns eu simplesmente pulo (que o Paulo não leia isso aqui).

E sim, muitos defendem que é perda de tempo uma vez que hoje em dia é muito rápido criar um protótipo de média e alta fidelidade. No site da Caelum eu tive que partir para isso pois não atuei como UI Designer, e não dava pra esperar o término do layout e sua validação com a chefia para adiantar meu lado de UX.

Pega o UI kit de wireframe do XD e seja feliz! É uma boa pedida! Ou mesmo usar soluções mais minimalistas como o wireframe.cc.

Partiu!

Abcs e bons estudos!!

hauahuhauauauh ri muito alto lendo sua resposta, manda um abraço pra todo mundo ai (O paulo é o que eu quero ser quando crescer rsrsrs) e THAM THMA THAM THAM (introdução de eye of the tiger, entendedores entenderão hauahuah).

abraços!