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Entendendo e conhecendo a dor do usuário!?

É importante ouvir, pra ter um diagnóstico e dar devolutivas. Porém, cada vez mais percebo que as pessoas não querem ouvir e sim ter a razão, culpando o outro e entrando em embates desnecessários. A médio prazo, com as pessoas querendo falar cada vez menos com pessoas, fará com que empresas de softwares "ruins" (seja pelo ponto de vista do cliente ou funcionário) não sobrevivam? Gerenciamento de requisitos de clientes, é atual para a velocidade e quantidade de aplicações existentes e novas, disponibilizadas por plataformas?

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solução!

Olá, Everton! Tudo bem?

Muito obrigado por compartilhar conosco sua reflexão a respeito de situações adversas que podem surgir ao lidar com usuários, e muito interessante sua pergunta.

Sobre casos de conflitos e problemas encontrados no dia a dia no mercado de desenvolvimento de software, fica cada vez mais claro que as empresas e os profissionais necessitam possuir conhecimento em softskills, seja para saber lidar com situações adversas, conflitos entre clientes ou entre os próprios colaboradores da equipe. Pensando nisso, a médio e longo prazo, é necessário aprimorar estas habilidades, as quais podem auxiliar muito no levantamento de requisitos com o usuário, por meio de uma escuta ativa, comunicação assertiva.

Sobre sua segunda pergunta, não sei se entendi corretamente. Atualmente a engenharia de requisitos é fundamental para o alinhamento de quais aplicações o usuário espera em seu sistema, quais devem ser priorizadas, para guiar o time de desenvolvimento no momento de desenvolver as funcionalidades.

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum.

Abraços e bons estudos! :)