Nessa aula entendi que para aprender de verdade, preciso de mais do que vontade: é preciso disciplina, rotina e propósito. Reforcei que quando tenho clareza do porquê estou estudando, tudo faz mais sentido, e aplicar o que aprendo me deixa realizada!
Percebi também o que me atrapalha no processo: distrações do dia a dia, redes sociais e a falsa sensação de “falta de tempo”. Na verdade, preciso aprender a priorizar melhor e criar momentos dedicados ao estudo.
Aprendemos sobre mindset fixo e de crescimento, e eu me identifiquei totalmente com o de crescimento! Quero me desafiar cada vez mais, inclusive em coisas que ainda acho difíceis. A aula também trouxe os modos focado e difuso de aprendizado, e entendi que o ócio também faz parte do processo, ajudando o cérebro a criar novas conexões.
Me identifiquei como uma pessoa com perfil de aprendizagem multimodal (visual, auditiva, leitura, escrita e prática), e isso me ajudou a entender como posso potencializar ainda mais meus estudos.
Por fim, ficou muito claro que revisar os conteúdos com frequência, variar os métodos de estudo e transformar o conhecimento em pequenos blocos aplicáveis é o segredo para reter e evoluir de verdade.
No fim das contas, tudo se resume a uma palavra: disciplina!