1
resposta

ENSINO E APRENDIZAGEM

Nessa aula entendi que para aprender de verdade, preciso de mais do que vontade: é preciso disciplina, rotina e propósito. Reforcei que quando tenho clareza do porquê estou estudando, tudo faz mais sentido, e aplicar o que aprendo me deixa realizada!

Percebi também o que me atrapalha no processo: distrações do dia a dia, redes sociais e a falsa sensação de “falta de tempo”. Na verdade, preciso aprender a priorizar melhor e criar momentos dedicados ao estudo.

Aprendemos sobre mindset fixo e de crescimento, e eu me identifiquei totalmente com o de crescimento! Quero me desafiar cada vez mais, inclusive em coisas que ainda acho difíceis. A aula também trouxe os modos focado e difuso de aprendizado, e entendi que o ócio também faz parte do processo, ajudando o cérebro a criar novas conexões.

Me identifiquei como uma pessoa com perfil de aprendizagem multimodal (visual, auditiva, leitura, escrita e prática), e isso me ajudou a entender como posso potencializar ainda mais meus estudos.

Por fim, ficou muito claro que revisar os conteúdos com frequência, variar os métodos de estudo e transformar o conhecimento em pequenos blocos aplicáveis é o segredo para reter e evoluir de verdade.

No fim das contas, tudo se resume a uma palavra: disciplina!

1 resposta

Oi, Mariana. Tudo bem com você?

Disciplina, rotina e propósito são realmente elementos fundamentais para um estudo consistente. Reconhecer as distrações e entender a importância de priorizar o tempo mostra que você está construindo uma base sólida para o autodesenvolvimento. Além disso, identificar seu perfil multimodal e valorizar tanto o modo focado quanto o difuso demonstra um entendimento aprofundado dos processos cerebrais que facilitam o aprendizado.

Continue desafiando a si mesma e buscando aplicar o que aprende, pois isso fortalece o conhecimento e a motivação. Manter um planejamento que inclua pequenos blocos de estudo e revisões frequentes ajuda a consolidar o que foi aprendido e evita sobrecarga.

Experimente definir horários específicos no seu dia para focar nos estudos, usando técnicas como a Pomodoro, para equilibrar concentração e descanso. Isso ajuda a reduzir as distrações e aumenta a produtividade.

Obrigado por compartilhar seu aprendizado.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!