6
respostas

Ensinar para otimizar o processo aprendizagem

Olá a todos,

Pessoalmente, sempre tive muita dificuldade em aprender idiomas, como inglês, espanhol ... No entanto, descobri um método de fixação chamado "mnemônica", que consiste em associar informações que precisam ser lembradas, como rimas, imagens e outras estratégias para facilitar a memorização e quando associada com ensinar, tudo fica mais fácil.

Digo isso porque nunca esqueci que "flush" pode ser usado com o significado de descarga de banheiro, haha! Me lembro de estar "ensinando" isso a uma amiga, fazendo sons de água escorrendo ao falar "Flushhhhh", e nunca mais esqueci.

Minha conclusão é que ao ajudarmos outros a aprender, não apenas reforçamos nossos próprios entendimentos, mas também aprofundamos nossas perspectivas sobre o assunto. Quando conseguimos associar isso a outras coisas como o método mnemônico, temos uma ferramenta poderosa para lembrar e internalizar o conhecimento.

6 respostas

Olá Ariade! Tudo bem?

Sua estratégia de aprendizado é realmente interessante e eficaz. O método mnemônico, como você mencionou, é uma técnica de memorização que auxilia na aprendizagem, e quando combinado com o ato de ensinar, pode realmente potencializar a retenção da informação. Obrigada por compartilhar sua estratégia!

Bons estudos!

Olá Pessoal, todos bem? Que Bacana esse método não conhecia. Mas já irei aplica-lo tbm kkk

Um que utilizo no inglês é o de associar a imagens. Quando uma palavra é nova, ao invés de buscar a tradução eu busco imagem. E tento distinguir uma tradução partindo da imagem. Para somente depois ver o que real significado.

Bons estudos galera!!

Eu também tenho dificuldade em fixar ingles, o que me ajuda é escutar musica e ler livors que já li em portugues.

Achei bem interessante essa questão da associação, quando você falou a palavra "flush" eu lembrei sobre estar aprendendo quais eram as mãos do pôquer e quanto elas valiam .

Olá, eu também estudo inglês e no meu caso nem é tão difícil lembrar os termos, mas algumas lógicas gramaticais que o inglês tem. Meus métodos de estudo incluem o uso de flashcards, áudios, vídeos e exercícios.

Olá, eu costumo consumir muito conteúdo em inglês, mas acho que a maneira mais interessante é com flashcards, vídeos e exercícios, pois inglês é um conteúdo que se visualizado é fácil compreender. Acredito que as falas da Ariade sejam muito úteis, pois eu acredito que quando ensinamos para os outros o conteúdo se tornar mais fácil, já que sempre pensamos numa lógica que faça sentido para você e para os outros.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software