1
resposta

Enquanto realiza o planejamento de um projeto, você está definindo atividades.

Porque a EAP não está sendo considerada como uma atividade realizada no planejamento do projeto? Nela descrevemos as entregas, sub entregas, pacotes de trabalho e atividades. Porque isso não é um resultado da pergunta 117 do simulado? A lista de marcos entendo que seria um refinamento pós planejamento do projeto, ou seja, na sequência.

1 resposta

Olá, Antonio! Tudo bem?

A EAP, é uma estruturação do projeto que está sim no planejamento. Ela nos mostra uma visualização macro do plano do projeto (alinhado ao escopo do projeto), subdividido em fases (ciclo de vida), com pacotes de trabalho a serem entregues em cada fase para geração de valor, conforme você mencionou. Neste âmbito, a EAP deve vir antes da definição de atividades, ou seja, você já deve ter a estrutura analítica devidamente montada, com os pacotes de trabalho definidos, para aí sim definir atividades e dar maior detalhe para as mesmas. Desta forma, a EAP não é um resultado do processo de definição de atividades, na verdade ela fornece os pacotes de trabalho como entrada para o processo de detalhar atividades.

O processo de definição de atividades abrange a lista de atividades que são necessárias para a conclusão de um pacote de trabalho definido anteriormente na EAP. De acordo com o Guia PMBOK, as saídas (resultados) deste processo são:

  • Lista de atividades
  • Atributos das atividades
  • Lista de marcos
  • Solicitações de mudança
  • Atualizações do plano de gerenciamento do projeto

Pela definição, a lista de marcos está realmente dentro desse processo. Para saber mais detalhes a respeito das definições destes tópicos, recomendo dar uma olhada neste link que vai te ajudar a entender mais a fundo sobre os conceitos definidos no PMBOK a respeito da EAP e dos itens do processo detalhar atividades.

Obs: Quando a pergunta diz "este processo", está se referindo especificamente à definição de atividades e não ao planejamento em si.

Espero ter esclarecido um pouco sobre este tema. Qualquer dúvida estamos à disposição para auxiliá-lo.

Bons estudos!! :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software