Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Enquadramento de empresas ja existentes na visao de empreendedorismo

Normalmente quando se aborda o tema de empreendedorismo, os cases sao de empresas que nascem para um produto. Qual seria o enquadramento, sob ponto de vista de empreendedorismo, de uma empresa que ja existe e que nao tem necessariamente um produto especifico mas que presta servico na area de desenvolvimento de websites e softwares por exemplo?

4 respostas

É um negócio. É uma empresa, mas seu modelo de negócios não é desruptivo.

Se você tivesse uma empresa como o Wix, nova, poderíamos até considerar uma startup - porque você tem apenas um custo unitário para cada site que produz.

Se a empresa que você menciona não trabalha com um software que automatize a criação de webistes, então é uma empresa que tem uma operação de construção de sites e tem para cada cliente que atende, um custo direto, unitário, por cliente.

Nada de errado com isso, mas não seria uma startup - como eu disse, seria uma empresa "convencional".

Abraços,

FA

Nesse caso aplica-se o conceito de empreendedorismo corporativo? Sendo uma empresa "convencional" pode usar o BMC e ter um plano de negócios? Como seria isso? Ainda tenho dificuldade de enquadrar e tirar proveito dessas ferramentas na empresa.

solução!

Uma empresa que nasce dentro de outra pode ser considerada uma "spin-off".

Você pode sim ter um plano de negócios para um novo produto, mesmo que não exista uma nova empresa formalmente registrada para ele.

Existem muitas empresas que nasceram dentro de grandes empresas.

Um exemplo comum são empresas de tecnologias específicas no segmento automotivo. Muitas empresas nascem dentro de grandes montadoras.

Contudo, se o negócio não se transformar em uma nova empresa, ainda fará parte da empresa patrocinadora daquele esforço.

Existe uma área em muitas empresas chamadas de "Novos Negócios", onde surgem novas empresas. Dentro dos departamentos de pesquisa e desenvolvimento também costumam surgir novas empresas.

Sobre a palavra que você busca, parece ser a de "intraempreendedor". Mas esta serve para a pessoa que empreende dentro da organização.

Abraços,

FA

Valeu. Vou aplicar os conhecimentos deste curso em um produto da empresa.Estando na fase de validação (MVP) creio que não ha necessidade de registar uma empresa para ele (esse processo ainda eh meio burocratico por ca), mas no futuro quem sabe. Vai ser um exercicio interessante passar por esse processo mesmo que dentro do ecosistema de uma empresa existente.

Obrigado,

Abraços,

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software