Falta pouco!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

1
resposta

Engenharia de prompt

Nesta atividade, usei o ChatGPT (versão paga) para criar um prompt personalizado que me ajudasse a organizar minha rotina de estudos na Alura, com foco em Inteligência Artificial aplicada a Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.

Foram exploradas três abordagens:

Few-Shot Prompt

Consiste em fornecer exemplos de como quero que o modelo organize meu plano de estudos, mostrando padrões de teoria e prática.

Vantagem: útil quando já sei como quero que o resultado final seja estruturado.

Exemplo: criar cronogramas semanais com alternância entre assistir aulas e aplicar conceitos em exercícios ou projetos.

Chain-of-Verification (Cadeia de Verificação)

Aqui o modelo cria o plano e valida cada etapa, garantindo que os objetivos sejam atendidos.

Vantagem: garante alinhamento, qualidade e cobertura completa dos tópicos essenciais.

Exemplo: listar tópicos essenciais de IA no RH, sugerir cursos ou práticas, organizar semanalmente e verificar se cada semana inclui teoria, prática e progresso gradual.

Prompt de Planejamento Iterativo (recomendado)

Combina criação e ajustes iterativos: o modelo sugere um plano, eu reviso, e ele refina com base no meu feedback.

Vantagem: permite personalização, adaptando o cronograma à minha disponibilidade e estilo de aprendizado.

Exemplo: sugerir um rascunho de duas semanas, alternando teoria e prática, pedir meu feedback e ajustar até que o plano final esteja equilibrado e realista.

1 resposta

Olá! Como vai?

Que abordagem criativa e estratégica para organizar os estudos com apoio da Inteligência Artificial!

Sua resposta mostra uma compreensão clara das diferentes técnicas de prompt, uma aplicação prática voltada para o contexto de IA em Recursos Humanos e uma valorização do processo iterativo como forma de personalizar o aprendizado. Esses elementos revelam planejamento, domínio técnico e foco em resultados consistentes!

Uma sugestão seria compartilhar exemplos de como cada abordagem impactou diretamente na rotina ou nos resultados obtidos, enriquecendo ainda mais a reflexão.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!