1
resposta

Endereçamento de IP

Durante as aulas, foi mencionado que cada site possui um endereçamento de IP em que o computador Cliente ao solicitar entrada em um domínio, o Cliente acessa o DNS que responde com o endereço de IP daquele site...

Se possível, gostaria da indicação de um material ou vídeo que possa me explicar os seguintes pontos:

1- A diferença entre IP's públicos e privados;

2-Sempre imaginei que o IP corresponde ao nosso "RG ou CPF", no entanto ele não é único e imutável, correto? Poderia me explicar melhor esse funcionamento?

3-Um único site pode possuir mais de um IP?

1 resposta

Fala ai Vitor, tudo bem? Vamos lá:

A diferença entre IP's públicos e privados

IPs publicos são disponiveis na internet, IPs privados fazem parte de uma rede (seja corporatira, uma VPN na AWS ou Google por exemplo).

Sempre imaginei que o IP corresponde ao nosso "RG ou CPF", no entanto ele não é único e imutável, correto? Poderia me explicar melhor esse funcionamento?

Depende, um IP vai ser unico dentro de uma rede, seja ela privada ou publico, e sim, o mesmo é imutavel, a gente não consegue alterar um IP existente e sim criar um novo.

3-Um único site pode possuir mais de um IP?

Depende, normalmente o DNS é associado com apenas um endereço IP, mas, o que pode acontecer é que seu site tenha um load balancer que seria o IP de entrada e internamente iria redirecionar para IPs privados.

Espero ter ajudado.