1
resposta

End IP não aparece durante instalação Ubuntu Server, nem para acessar via SSH.

Boa tarde!

Estou tentando acessar o Ubuntu via terminal, atraves do SSH mas não estou conseguindo. Acredito que seja devido ao endereço IP que não apareceu durante instalação (Ubuntu Server), nem após, quando pesquiso: "ip addr show"

O que me recordo de ter feito:

  1. Conectividade da rede na VM: Testei as configurações de rede alternando os modos NAT para Bridge (reiniciei em cada teste)
  2. Verifiquei o status do serviço SSH na VM - ok
  3. Atualizei com sudo apt update..
  4. Permiti acesso SSH atraves do firewall...
  5. Verifiquei e testei alterar os dados do yaml (respeitando identação, etc) e mesmo com todos essas verificações e testes o bendito endereço IP não aparece...
  6. Por fim instalei o WSL para testar. Até consigo rodar os comandos basicos do linux, mas o objetivo de acessar via ssh ainda não foi atingido.

Informação adicional: Minha conexao é via wi-fi e estou acessando uma rede externa (não é minha casa).

  • Peço desculpas se utilizei algum termo errado. Estou aprendendo e ainda não percebo esses ambientes (VM, WSL, SSH).

Alguem ja passou por isso? Alguma sugestão diferente das que mencionei acima?

Obrigado e bons estudos!! :-)

ip addr show Atraves do WSL é possivel visualizar o endereco IP

1 resposta

Olá, Fernando! Tudo bem?

Pela descrição do seu problema e as imagens fornecidas, parece que a sua máquina virtual Ubuntu Server não está obtendo um endereço IP válido da rede em que está conectada.

A primeira imagem mostra que a interface de rede enp0s3 está com o estado DOWN, o que significa que ela não está ativa. Isso pode ser o motivo pelo qual você não está recebendo um endereço IP. Para tentar resolver isso, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Verifique se a interface de rede está configurada para iniciar automaticamente. Você pode fazer isso verificando o arquivo de configuração da rede localizado em /etc/network/interfaces ou, dependendo da versão do Ubuntu, em /etc/netplan/. Se você estiver usando netplan, o arquivo pode ser algo como /etc/netplan/01-netcfg.yaml. Certifique-se de que a configuração esteja correta e que a interface esteja definida para iniciar automaticamente.

  2. Tente ativar a interface de rede manualmente com o comando sudo ifup enp0s3 ou, se estiver usando netplan, aplique as configurações com sudo netplan apply.

  3. Se a interface de rede estiver corretamente configurada e mesmo assim não estiver recebendo um endereço IP, pode ser um problema com o servidor DHCP da rede em que você está conectado. Verifique se outros dispositivos na mesma rede estão obtendo endereços IP.

  4. Como você mencionou que está usando uma rede externa e via Wi-Fi, pode haver restrições de acesso que estão impedindo a sua VM de obter um endereço IP. Verifique se há alguma configuração de segurança ou filtragem de MAC que possa estar bloqueando a sua conexão.

  5. Verifique as configurações de rede da VM. Tente alternar entre os modos de conexão de rede (NAT, Bridge, etc.) e veja se algum deles funciona. No modo Bridge, sua VM deve aparecer na rede como um dispositivo independente e obter um endereço IP da mesma forma que o seu host.

  6. Por fim, você pode tentar reiniciar o serviço de rede na sua VM com o comando sudo systemctl restart networking ou sudo service networking restart, dependendo da versão do Ubuntu que você está usando.

Se após essas verificações o problema persistir, pode ser necessário investigar mais a fundo as configurações de rede da sua VM e da rede que você está tentando se conectar.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software