2
respostas

Encontrar métodos do backend utilizando o inspecionar do navegador

Boa noite, primeiramente desculpa a minha ignorância mas sou novo área de desenvolvimento e estou com uma dificuldade em um sistema que necessito realizar um Taseste Unitário. Como eu consigo localizar os métodos e as classes no backend através da minha interface gráfica utilizando o Debug? Por exemplo, tem uma aplicação web que utiliza Java no backend e angular no front e eu preciso localizar a classe com os arrays out métodos que são utilizados na hora que eu clico em uma busca por relatórios de tal mês. Desde já agradeço.

2 respostas

Oi Kentovi,

Bom, nesse seu caso em que o frontend é separado do backend, fica um pouco mais chato de descobrir isso.

Infelizmente não tem uma maneira automática.

Você vai precisar ver primeiro no código frontend, quando você clica no botão, qual classe service do angular que está sendo chamada.

Nesse service provavelmente terá um código que chama uma URL do serviço backend.

A partir daí, você precisa agora descobrir no backend qual classe Java que está tratando a requisição para essa URL.

Mas o problema é que isso vai depender das tecnologias utilizadas no Backend Java, pois se for Spring, deve ter uma classe Controller, se for JAX-RS, uma classe com outro nome...

Por isso que falei que pode ser meio chatinho de você descobrir =/

É realmente chatinho rsrsrs mas acho que com a prática isso vai melhorar, obrigado pela interação na minha questão.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software