Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Encoding::CompatibilityError on line ["137"]

Olá, hoje mais cedo resolvi começar o compass e instalei, sem problemas, mas quando peço pra fazer o comando watch ele dá esse erro:

Encoding::CompatibilityError on line ["137"] of C: incompatible character encodings: UTF-8 and Windows-1252
Run with --trace to see the full backtrace

Já li todos os tópicos e até agora nenhum me ajudou de fato, já inclui o @charset "utf-8"; no arquivo do estilos.scss, não resolveu. Também não resolveu colocar toda a extensão no diretório ao chamar o comando no prompt, não sei mais o que fazer. Alguém tem alguma luz?

5 respostas

Rodei o comando compass watch C:\Users\Victória\Desktop\site-apeperia\css\estilos.scss --trace pra ver o que acontecia e o que apareceu foi isso:

Encoding::CompatibilityError on line ["137"] of C: incompatible character encodings: UTF-8 and Windows-1252
  C:/Ruby27-x64/lib/ruby/gems/2.7.0/gems/compass-1.0.3/lib/compass/sass_compiler.rb:137:in `stylesheet_name'
  C:/Ruby27-x64/lib/ruby/gems/2.7.0/gems/compass-1.0.3/lib/compass/sass_compiler.rb:133:in `corresponding_css_file'
  C:/Ruby27-x64/lib/ruby/gems/2.7.0/gems/compass-1.0.3/lib/compass/sass_compiler.rb:54:in `block in individual_files'
  C:/Ruby27-x64/lib/ruby/gems/2.7.0/gems/compass-1.0.3/lib/compass/sass_compiler.rb:54:in `map'
  C:/Ruby27-x64/lib/ruby/gems/2.7.0/gems/compass-1.0.3/lib/compass/sass_compiler.rb:54:in `individual_files'
  C:/Ruby27-x64/lib/ruby/gems/2.7.0/gems/compass-1.0.3/lib/compass/sass_compiler.rb:62:in `file_list'
  C:/Ruby27-x64/lib/ruby/gems/2.7.0/gems/compass-1.0.3/lib/compass/commands/update_project.rb:75:in `new_config?'
  C:/Ruby27-x64/lib/ruby/gems/2.7.0/gems/compass-1.0.3/lib/compass/commands/update_project.rb:63:in `prepare_project!'
  C:/Ruby27-x64/lib/ruby/gems/2.7.0/gems/compass-1.0.3/lib/compass/commands/watch_project.rb:38:in `perform'
  C:/Ruby27-x64/lib/ruby/gems/2.7.0/gems/compass-1.0.3/lib/compass/commands/base.rb:18:in `execute'
  C:/Ruby27-x64/lib/ruby/gems/2.7.0/gems/compass-1.0.3/lib/compass/commands/project_base.rb:19:in `execute'
  C:/Ruby27-x64/lib/ruby/gems/2.7.0/gems/compass-1.0.3/lib/compass/exec/sub_command_ui.rb:43:in `perform!'
  C:/Ruby27-x64/lib/ruby/gems/2.7.0/gems/compass-1.0.3/lib/compass/exec/sub_command_ui.rb:15:in `run!'
  C:/Ruby27-x64/lib/ruby/gems/2.7.0/gems/compass-1.0.3/bin/compass:30:in `block in <top (required)>'
  C:/Ruby27-x64/lib/ruby/gems/2.7.0/gems/compass-1.0.3/bin/compass:44:in `<top (required)>'
  C:/Ruby27-x64/bin/compass:23:in `load'
  C:/Ruby27-x64/bin/compass:23:in `<main>'

Olá Victória, tudo bem?

Também ocorreu este mesmo no meu terminal, é possível que esta solução possa te ajudar.

Encontrei este tópico aqui no Fórum, que me ajudou a resolver este mesmo problema. Eu tinha uma pasta em meus sub-diretórios nomeada com caracteres fora do UTF-8 (ç e ~) e não estava conseguindo com que o comando watch rodasse. Ao alterar o nome de uma das pastas, para um nome simples, " cursos ", e rodar o mesmo comando novamente deu certo

PS C:\Users\gabri> sass --watch estilos.scss:estilos.css

Este link te direciona para o tópico do aluno que teve o mesmo problema que o nosso:

Espero ter ajudado, Victória

Até mais

Oi Gabi, tudo bem? Já verifiquei minhas pastas e arquivos e não tem nenhum caractere especial, ainda continuo no mesmo erro e sem poder prosseguir. Obrigada pela atenção! Abçs

solução!

Imagina Victória!

Verifiquei a relação de caracteres especiais e vi que ele tem como "acento" um deles, nesta referencia:

https://www.ime.usp.br/~pf/algoritmos/apend/unicode.html

Acredito que em seu usuário tem um acento no nome, "Victória" pode ser que ele esteja vendo como um caractere especial

C:\Users\Victória\Desktop\

Não sei se este é o caso , mas nesta outra referência da Microsoft ele fala como mudar nome da pasta de usuário em C:\Users no Windows 10.

https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-other_settings/mudar-nome-da-pasta-de-usu%C3%A1rio-em-cusers-no/df0d7a34-0189-457b-8d15-40dfa6e32292

No meu caso não tive que fazer esta modificação, mas pode ser que esta seja uma solução. Nesta referência ele esta utilizando o Windows 10.

Espero que tenha ajudado

Até mais!

Já pensei nisso também, vou procurar tirar o acento do nome pra vê se vai.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software