Normalmente na prática, como fica em questão de valores (R$) quando o cliente decide finalizar o projeto no meio achar que o produto esta bom?
Normalmente na prática, como fica em questão de valores (R$) quando o cliente decide finalizar o projeto no meio achar que o produto esta bom?
Olá Bruno,
vai depender um pouco do contrato que foi estabelecido entre o cliente e o time. Times que geralmente trabalham com modelos de contratos mensais de escopo aberto que são renovados mês a mês, geralmente pela curta duração do contrato é mais difícil de serem descontinuados no meio do ciclo. Normalmente o que acontece é que o cliente acaba encerrando o contrato no término de uma iteração pois ali ele percebe que com a última entrega feita o projeto já está bom. Com o pagamento feito cada uma das partes segue a sua vida. E mesmo quando acontece do cliente querer mesmo assim descontinuar o projeto no meio da iteração, o próprio contrato já tem cláusulas que dizem como o pagamento será feito. Geralmente isto pode envolver algum tipo de multa paga pelo cliente caso não exista uma razão maior para a quebra do contrato ou até um percentual a ser pago em relação ao que já foi desenvolvido do escopo estabelecido para aquele mês.
Este tipo de ação referente a multas vale inclusive para contratos de maior duração. Neste link tem um modelo de contrato de escopo aberto, em que a data do projeto é indefinida. No caso, o cliente consegue pedir o encerramento do contrato a cada 2 meses. Durante este período, é estabelecido no contrato que ele terá que pagar uma multa para a empresa que ele contratou para desenvolver o software.