Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Encerramento de projeto

Ao estudar sobre essa fase da área de integração no grupo de encerramento, me fez recordar do período em que trabalhei na construção de um shopping center. Me lembro que na fase final para entrega de cada ambiente eram feitos check-lists, onde constavam o que deveria estar no local, por exemplo, eu estive presente na vistoria de um dos banheiros, e durante a vistoria foi revisado o memorial descritivo e plantas para identificar se o resultado ali apresentado estava coerente com a proposta. Se as torneiras eram da marca indicada; se a quantidade de papeleiras era condizente; se o revestimento fora o determinado pelo arquiteto. Entendi que o encerramento é uma somatório de entregas, sendo necessário que a entrega esteja conforme a expectativa de base do projeto, para isso os "Termo de Encerramento do Projeto" ou os "Termos de aceite" são essenciais.

1 resposta
solução!

Olá Priscilla! Tudo bem?

O encerramento de um projeto é realmente uma etapa muito importante, pois é nessa fase que garantimos que todas as entregas estejam de acordo com as expectativas do projeto.

É interessante que você tenha lembrado da construção do shopping center, pois isso nos ajuda a entender melhor como funciona o encerramento. Os check-lists que eram feitos para cada ambiente são uma forma de garantir que tudo esteja conforme o planejado. Verificar se as torneiras eram da marca indicada, se a quantidade de papeleiras era a correta e se o revestimento estava de acordo com o projeto são exemplos de atividades que fazem parte desse processo.

Como você mencionou, os "Termos de Encerramento do Projeto" ou "Termos de Aceite" são realmente essenciais nessa etapa. Eles formalizam a aceitação das entregas e garantem que tudo foi concluído conforme o planejado.

Continue estudando sobre o processo de encerramento de projetos, pois é um tema importante para o Exame de Certificação PMP e CAPM. Reforce seus conhecimentos e pratique com exercícios para fixar ainda mais o conteúdo.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software