Pessoal, se eu fosse definir "Encapsulamento", seria agregar dois ou mais métodos dentro de um?
Pessoal, se eu fosse definir "Encapsulamento", seria agregar dois ou mais métodos dentro de um?
Olá, Eduardo! Tudo bem?
Em programação orientada a objetos encapsulamento significa separar o programa em partes, o mais isoladas possível.
Ou seja, os métodos declarados (variáveis) serão acessados de modo que as classes que a usem, não vejam nada em relação a eles ou seja detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe permaneçam ocultos para os objetos.
Como exemplo prático podemos pensar no nosso dia a dia situações semelhantes a essa, como dirigir um carro.
Temos todas as partes que compõem o carro funcionando adequadamente, porém eu não preciso saber exatamente como todas funcionam, preciso apenas que elas estejam lá funcionando, e claro saber dirigir o carro!
Deste modo podemos dizer que o encapsulamento separa "tarefas" em partes pequenas para que possamos utilizar estas partes depois sem se preocupar como exatamente elas funcionam.
Neste artigo podemos ver como o encapsulamento funciona passo a passo:
Espero ter ajudado.
Até mais!