Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Encaminhar a foto do aluno

Boa tarde. Você teria um material para indicar de como encaminhar também a foto para o servidor? Obrigado.

2 respostas
solução!

Silvio, tudo bem?

Para esse tipo de implementação eu não tenho um artigo/post que recomendo, porém, eu posso te orientar sobre os passos que precisam ser realizados, como também, as técnicas que precisam ser implementadas.

Em primeiro lugar, quando enviamos informações como, fotos, imagens e assim por diante, ao invés de tipos primitivos, enviamos um array de bytes que representa o arquivo. A princípio não há problema, porém, para transferirmos esse tipo de dado, é necessário realizar uma requisição HTTP com o tipo de conteúdo Multipart (O link é da RFC do content type multipart e tem uma explicação bem densa).

Nesse post mostra um exemplo de como é possível fazer requisições multipart com o Retrofit.

Além de realizar a requisição em multipart, a API (servido/web service) precisa também aceitar esse tipo de requisição. Em outras palavras, cada tecnologia vai ter sua maneira de implementar um endpoint que receba requisições compatíveis com o multipart. Nesse caso, é necessário pesquisar conforme o seu ambiente, por exemplo, para o Spring Framework, da pra fazer da seguinte maneira.

[]s

Muito obrigado Alex.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software